Minerais - Os minerais encontrados no sal
Esta página já teve 117.099.401 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.650 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Os minerais encontrados no sal

13/10/2005

 

Os minerais são indispensáveis para as pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e saudável. Importantes para o funcionamento adequado do organismo, os minerais são essenciais como matéria-prima para os ossos e dentes. Além disso, desencadeiam processos enzimáticos vitais, controlando o equilíbrio, a quantidade e a composição dos fluidos orgânicos dentro e fora das células.

Magnésio:
ajuda a eliminar substâncias estranhas ao organismo, forma as células do pulmão e dos tecidos nervosos. Necessário no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras para a produção de energia. Possui importante função fisiológica no controle da hipertensão, ajuda a regular o pH do sangue e é vital à atividade de várias enzimas.
Os principais sintomas de sua carência são tremores, alteração de humor, fadiga, insônia, contrações musculares e desorientação mental. Além disso, sua deficiência interfere na transmissão de impulsos nervosos e na fisiologia da célula muscular, causando irritabilidade e ansiedade.

Selênio:
combate os agentes oxidantes que atuam na célula. Exerce um efeito protetor que pode retardar o desenvolvimento do tecido cancerígeno. Pode auxiliar na síntese de proteína.
A deficiência desse mineral está relacionada com o aumento do risco de ocorrência de câncer do esôfago, estômago e reto.

Potássio:
atua nos mecanismos de equilíbrio hídrico do organismo, no controle da pressão arterial e da contração muscular. Os principais sintomas de sua carência são: diarréia, batimentos cardíacos irregulares, enfraquecimento dos músculos, tonturas, diminuição dos reflexos, fadiga e confusão mental.

Cálcio:
mantém a integridade do interior das células e participa no processo de controle da pressão arterial. É essencial na formação e manutenção da saúde dos dentes e ossos. Está presente nos processos de contração muscular e coagulação sangüínea.
Os sintomas de sua deficiência são: palpitação do coração, aumento da pressão sangüínea, fragilidade óssea, enfraquecimento dos dentes, dores nas costas e pernas. Além disso, a falta do mineral pode causar a osteoporose e o raquitismo, ambas caracterizadas pela deformação de ossos e fraturas.

Zinco:
ajuda a regular as atividades do sistema imunológico, do crescimento celular e atua no processo de cicatrização de feridas. É necessário na absorção de vitaminas do complexo B.
A carência do mineral pode causar: acne, prejuízos nos sentidos de olfato e paladar, baixa imunidade, depressão, problemas de pele, cabelo e unhas e anorexia.

Iodo:
nutriente essencial na síntese dos hormônios da glândula tireóide, que regulam o funcionamento e desenvolvimento do organismo. Sua carência causa distúrbios irreversíveis em fetos, bebês e crianças.

 

Sal Cisne


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos