Genética/Clonagem/Terapia gênica - Gene do salto da pulga pode ajudar a consertar artérias
Esta página já teve 115.936.271 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.696 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Gene do salto da pulga pode ajudar a consertar artérias

14/10/2005

Pesquisadores utilizaram o gene que produz a resilina para criar um forte polímero elástico com potencial para emprego em cirurgia

Local onde a proteína é encontrada na pulga

mais imagensacesse:

  •  Insects tapped for better rubber
  •  Synthesis and properties of crosslinked recombinant pro-resilin, de Christopher M. Elvin e colegas (1.º parágrafo)
  • Londres - Uma proteína responsável pela capacidade de saltar das pulgas pode ser utilizada para consertar artérias danificadas, segundo cientistas na Austrália. Os pesquisadores utilizaram o gene que produz a resilina para criar um forte polímero elástico com potencial para emprego em cirurgia.

    Eles extraíram o gene da mosca da fruta e cultivaram a resilina em grandes quantidades na bactéria E.coli. O trabalho científico, da Organização para a Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Britânica, foi publicado na revista Nature.

    As surpreendentes propriedades mecânicas da resilina foram descobertas há cerca de 40 anos, durante estudos do sistema de vôo de gafanhotos e libélulas. Isto não apenas permite que os insetos saltem grandes distâncias mas também que batam suas asas a velocidades de até 200 vezes por segundo.

    Sem ruptura

    O material é considerado mais eficiente do que os elásticos mais resistentes, suportando o estiramento e voltando à forma original. Testes em tiras de resilina sintética mostraram que ela tem propriedades semelhantes - elas podem ser esticadas mais de três vezes seu comprimento original, sem ruptura.

    Os pesquisadores acreditam que a versão artificial do polímero pode ter uma ampla gama de aplicações na medicina e na indústria. Eles sugeriram que ela pode ser usada para substituir material elástico semelhante nas paredes de artérias danificadas.

    Roger Greenhalgh, cirurgião vascular do Imperial College de Londres, disse que a restauração da elasticidade das artérias pode, potencialmente, combater duas formas de doenças cardiovasculares.

    Arteriosclerose é o endurecimento e espessamento das artérias, que pode reduzir o fluxo sangüíneo, e levar eventualmente a um ataque cardíaco. Aneurismas ocorrem quando a artéria se dilata e se torna mais fraca.

    BBC Brasi


    IMPORTANTE

    •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
    • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
    Publicado por: Dra. Shirley de Campos
    versão para impressão

    Desenvolvido por: Idelco Ltda.
    © Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
     
    Hacked by
    #TeaMGh0sT

    ~ DB GOT DROPPED ~