Genética/Clonagem/Terapia gênica - O homem continua evoluindo, e em alguns genes as mudanças acontecem a um ritmo muito veloz
Esta página já teve 116.588.179 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.680 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

O homem continua evoluindo, e em alguns genes as mudanças acontecem a um ritmo muito veloz

21/10/2005
O homem continua evoluindo, e em alguns genes as mudanças acontecem a um ritmo muito veloz, afirma um estudo publicado na última edição da revista Nature.
 

Os especialistas, que analisaram dados relacionados a mais de 11.000 genes em um total de 39 indivíduos, chegaram à conclusão de que a "seleção natural formou a recente evolução molecular de nossa espécie".


Em 9% dos mais de 3.000 segmentos de DNA potencialmente informativos estavam sinais que mostram uma rápida evolução dos aminoácidos - compostos orgânicos que, ao se combinarem, formam as proteínas e que dependem das instruções enviadas pelos genes.

Quando os genes envelhecem, isso repercute em suas instruções e, conseqüentemente, nas proteínas que produzem.

Alguns modelos de genes, como os que influem na leitura das instruções genéticas, evoluem por regular mais rapidamente, segundo os cientistas descobriram.

Outros genes, incluindo os que geram as proteínas responsáveis pela fabricação das células, não sofrem mutações tão rápidas.

Os cientistas, dirigidos por Carlos Bustamante, da Cornell University (Nova York, EUA) encontraram apenas pequenas diferenças entre esses genes e os dos chimpanzés, cujo DNA também foi analisado para comparação.

Alguns genes mostraram sinais de uma pressão seletiva negativa fraca, o que parece indicar um lento processo de erradicação através da evolução.

Justamente, estes são genes com variantes prejudiciais, segundo os pesquisadores, que acham necessário prestar especial atenção a este último grupo para entender "a base genética" de certas desordens complexas.

fonte:www.ultimosegundo.ig.com.br

www.redepsi.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos