Tabagismo/Fumo/Cigarro - Chimpanzé chinês consegue parar de fumar após 16 anos de vício
Esta página já teve 115.048.105 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.736 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Chimpanzé chinês consegue parar de fumar após 16 anos de vício

22/10/2005



Uma chimpanzé de 27 anos de idade conseguiu parar de fumar após 16 anos de vício. A fêmea chamada Ai Ai teve o apoio dos funcionários do zoológico de Xian (China), onde vive, segundo a agência Xinhua.

Os trabalhadores do Safari Qinling decidiram ajudar Ai Ai porque o tabagismo estava deteriorando sua saúde. Eles criaram um plano para distrai-la e fazer com que ela se esquecesse dos cigarros.

Um intenso programa de atividades mantém Ai Ai ativa durante o dia. Ela faz um passeio depois do café da manhã, tem uma sessão de música pop depois do almoço e faz ginástica após o jantar, explicou um dos funcionários.

Além disso, teve a quantidade de comida duplicada --leite, bananas, pratos de comida frita e os típicos raviólis do norte da China foram adicionados à tradicional dieta de arroz.

"Durante os primeiros dias, ela sofria buscando cigarros, mas, à medida que sua vida se tornou mais alegre, foi se esquecendo deles", acrescentou a fonte.

Ai Ai começou a fumar em 1989, depois da morte de seu "marido". Seu vício ficou mais forte depois da morte de seu segundo companheiro, em 1997, e depois que sua filha foi enviada a um zoológico na cidade de Shenzhen (sul da China).

Efe



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos