Tabagismo/Fumo/Cigarro - Cigarro com risco menor à saúde?
Esta página já teve 116.518.067 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.683 acessos diários
home | entre em contato
 

Tabagismo/Fumo/Cigarro

Cigarro com risco menor à saúde?

08/11/2005
Um cigarro com menos risco de câncer. É isso que a British American Tobacco BAT promete lançar em 2006. De acordo com os fabricantes, o novo produto supostamente reduz em até 90% o risco de o fumante contrair câncer e problemas cardíacos. Segundo a BAT, esses cigarros são fabricados com tabaco tratado de modo que a presença de substâncias químicas cancerígenas seja inferior a dos cigarros tradicionais.

Além disso, os novos cigarros possuem um novo filtro, que reduz as toxinas restantes, embora ainda deixa passar aos pulmões a nicotina. A empresa assegura que também aperfeiçoou o método de secagem das folhas de tabaco, para que sejam reduzidas as toxinas cancerígenas na combustão.
A BAT pretende lançar esses cigarros em meados de 2006, mas manteve seus planos em segredo até agora por não desejar enfurecer os setores que denunciam o consumo de tabaco por seus efeitos letais.

As companhias produtoras de cigarro já recorreram algumas vezes a estratégias semelhantes, como o lançamento na década de 70 de cigarros com menor conteúdo de alcatrão. O professor de epidemiologia da universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, John Britton, não acredita na eficácia do cigarro: "Inalar tabaco representa risco para a saúde. Fumar esses novos cigarros seria como saltar do 15º andar, em vez do 20º. Em teoria, o risco é menor, mas na prática, a pessoa morre da mesma forma."
 
AE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos