alergia - Pneumonite de hipersensibilidade
Esta página já teve 115.675.855 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.707 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Pneumonite de hipersensibilidade

14/12/2005

 

 

·         A pneumonite por hipersensibilidade é uma manifestação clínica de um grupo de doenças pulmonares, resultantes da sensibilização por exposições recorrentes a inalações de partículas antigênicas e material orgânico.

·         Pode ser chamada de alveolite alérgica extrínsica .

·         É uma resposta imune à partículas que são menores que 5 µ e que chegam nos bronquíolos terminais, respiratórios e alvéolos. A resposta dependerá da partícula inalada.

·         Clinicamente é uma dispnéia, sibilância, febre, tosse seca, mal estar geral e fadiga, após exposições periódicas. A evolução é progressiva, com perda de peso. Não há sintomas agudos da exposição. Pode evoluir cronicamente para cor pulmonale. Nas crises agudas pode ser encontrado um infiltrado pulmonar ao RX, leucocitose e eosinofilia > 10%.

·         Com a evolução da doença aparecem opacidades regulares e irregulares, difusas, aumento da trama traqueobrônquica, redução volumétrica dos pulmões e faveolamento.

·         CVF e FEV1 diminuídos, também a capacidade de difusão e a complacência estão diminuídas. Hipoxemia e volumes pulmonares diminuídos.

·         Demonstração dos anticorpos específicos faz o diagnóstico definitivo. Achados anatomopatológicos específicos.

·         Tratamento é feito com corticóides na fase aguda e afastamento da exposição. Acompanhar os indíviduos já sensibilizados.

·         Exposições mais frequentes: Pulmão do fazendeiro, do ar condicionado, bagaçose, trabalhadores de cogumelos, de malte, lavadores de queijo, descascadores de lenha, madeiras, sequoiose, suberose (cortiça), moedores de pimenta, licoperdonose, dos tratadores de aves, manipuladores de ratos, dos que preparam extratos de pituitária, do isocianato, reagente de pauli, borrifadores de vinhas, metais duros, detergentes, sabões em pó, da sauna, dos insetisidas, B. subtilis, B. cereus.

 

www.pucpr.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~