Genética/Clonagem/Terapia gênica - Clonagem de embriões humanos foi fraude
Esta página já teve 110.752.416 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.764 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Clonagem de embriões humanos foi fraude

23/12/2005

O comitê da Universidade Nacional de Seul, composto por nove especialistas, concluiu que o cientista Hwang Woo-suk manipulou os dados da suposta clonagem de embriões humanos, conforme artigo publicado em junho na revista científica Science. Nesta sexta-feira, assim que o comitê anunciou o resultado das investigações, Hwang Woo-suk pediu desculpas e anunciou sua demissão.

No artigo, Hwang alegava ter produzido 11 linhagens de células-tronco de embriões humanos clonados, em uma nova técnica para produzir tecidos que se adaptariam perfeitamente ao DNA de um doador. Posteriormente, Roh Sung-Il, um dos colaboradores do cientista sul-coreano, disse que pelo menos nove das 11 colônias de células-tronco descritas no artigo eram falsas. "A informação (de Hwang) foi fabricada intencionalmente. Não foi um erro acidental e isso se constitui em uma falta de ética maior", declarou Roe Jung-hye, diretora do Departamento de Investigação da universidade, em entrevista coletiva.

O comitê concluiu que havia apenas duas cadeias de células-tronco na investigação publicada este ano na Science, e não 11 conforme disseram os autores do suposto experimento. O comitê, entretanto, não informou se os dados principais da investigação foram considerados válidos ou não. Ou, em outras palavras, se a equipe de Hwang produziu realmente células-tronco embrionárias.

AP


 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos