WASHINGTON -- Os franceses descobriram o que afirmam ser mais um benefício do vinho para o coração. Além de prevenir doenças cardíacas, a bebida pode ajudar quem já teve um ataque cardíaco a se prevenir de um segundo.
Homens franceses de meia-idade que tiveram um ataque cardíaco e que bebem duas ou mais taças de vinho regularmente mostraram-se 50 por cento menos propensos a ter um segundo ataque, segundo os pesquisadores.
O Dr. Michel de Lorgeril, da Universidade Joseph Fourier, de Grenoble, na França, e seus colegas, estudaram 353 homens, de 40 a 60 anos, que haviam sofrido ataques cardíacos recentes.
Não houve diferenças significativas na severidade de seus ataques cardíacos, nas drogas que usaram no tratamento e no que comeram. As principais diferenças estão em se eles bebiam vinho ou não.
De Lorgeril escreveu na revista Circulation, publicada pela American Heart Association, que os homens tiveram 104 complicações cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames ao longo do ano seguinte.
Trinta e seis das complicações ocorreram entre os homens que se abstiveram de álcool, 34 entre os homens que beberam menos de duas taças de vinho por dia, 18 entre os que consumiram cerca de duas taças por dia e 16 entre os que beberam em média de quatro a cinco taças diariamente.
Os pesquisadores enfatizaram que são necessários mais estudos para definir melhor que tipo de pacientes se beneficiariam mais do consumo moderado da bebida após um ataque cardíaco.
A American Heart Association recomenda beber apenas moderadamente e alerta qualquer um que não beba para que não comece a fazê-lo.
Reuters