Drogas/Vício - Detecção de drogas no suor
Esta página já teve 115.010.279 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.740 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Detecção de drogas no suor

06/02/2006

 

A detecção de drogas no organismo através do suor poderá, um dia, ajudar a lei, graças a uma pesquisa conduzida no instituto de biociências do Arkansas (ABI) na Universidade Estadual do Arkansas (ASU, na sigla em inglês). "Os problemas científicos mais complicados são normalmente resolvidos com apenas uma pergunta", disse Robyn Hannigan, professora de química e física na ASU. Durante os testes com tabaco, o pesquisador Roger Buchanan pediu a Hannigan que desenvolvesse um teste que permitiria medir a quantidade de nicotina absorvida por ratos de laboratório. Ele queria um teste que fosse muito mais rápido que os testes tradicionais, que necessitam de uma amostra de sangue.

Hannigan e seus estudantes criaram um teste que permite a análise de uma gota de saliva ou suor. "Aí pensamos: ´Se podemos fazer isso com a nicotina, porque não com Cannabis ou metanfetamina?´ E acabamos descobrindo que também é possível", disse Hannigan. Hannigan patenteou o processo e está trabalhando para desenvolver um modelo para ser testado em humanos. Ela e sua empresa, a Hyphenated Solutions Inc., estão atrás da aprovação da técnica pela FDA, órgão do governo que regulamenta o mercado de remédios e alimentos, e doações do Instituto Nacional de Saúde.

"A possibilidade é de que, um dia, um policial, um diretor de escola ou um médico possam checar a presença de drogas em minutos, em vez de horas", disse. A empresa, comandada por seu parceiro David Clark, doutorando na ASU e antigo aluno de Hannigan, está em negociação com um grupo indígena no Meio-Oeste, para testar seu sistema de detecção de drogas.

"O grupo com o qual estamos em contato está realmente interessado em utilizar uma ferramenta como esta para combater um problema crescente de metanfetamina em seu território" afirmou Hannigan. "Eles têm muito dinheiro que poderiam trazer para aprimorar o projeto. Esperamos, daqui a um tempo, ter um desses em todos os carros de polícia".

Estadão


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos