Medicina Esportiva/Atividade Física - Escolha sua academia
Esta página já teve 110.895.449 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.766 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Escolha sua academia

18/02/2006


Iniciar uma atividade física até que é fácil. Manter-se fiel e assíduo nem tanto. Assiduidade e fidelidade, este é o maior problema dos não amantes de suar a camisa não é mesmo?

Os estudos comprovam que, se você se mantiver ativo com freqüência mínima de 3/x semana, durante pelo menos seis semanas, já é um grande passo para entrar no time dos praticantes assíduos. Difícil? Nem tanto se você se deter em alguns aspectos importantes na hora de escolher uma academia.

O corpo esteticamente mais bonito, a saúde em dia e uma qualidade de vida melhor, requerem esforço e empenho, como qualquer outra conquista que você pretenda na sua vida. Mas vá com cautela, a escolha do lugar onde se exercitar é o primeiro passo importante para se conseguir manter a assiduidade, após sua liberação médica.

Em primeiro lugar, faça a visita no horário em que pretende freqüentar. De nada adianta você se encantar com o pouco movimento no horário das 10h da manhã se você pretende chegar lá às 19h. Analise também como é o trânsito até chegar ao local escolhido, pois se for demorar 2 horas até chegar, saiba que muito provavelmente estará exausto e nenhum um pouco disposto a suar a camisa.

Se você está muito tempo sem praticar a dica é, não se matricule antes de passar pela Avaliação e Orientação Física. É isto mesmo, desconfie se a academia escolhida não tenha um Depto. de Avaliação e Orientação Física. Será lá o seu primeiro atendimento, análise do seu estado físico, indicações e limitações das atividades a serem praticadas. Pelo atendimento recebido você já terá idéia do que encontrará pela frente. De nada adianta testes sofisticados se você não tiver explicação dos resultados, bem como prescrição do seu treinamento com calma e individualização.

Segunda dica, visite os vestiários e analise a limpeza do local. Nada como estar num espaço limpo, ventilado e agradável.

Analise o movimento, ou seja, permaneça um pouco na sala de musculação e preste atenção no atendimento dos professores para com seus alunos. É apenas um professor para cinqüenta alunos? Os professores estão apenas presentes mas não atentos às execuções dos exercícios? Então fuja da armadilha! O razoável é, pelo menos, que um professor atenda no máximo vinte alunos para que este atendimento tenha qualidade.

Quantas esteiras e/ou bicicletas a academia possui? É compatível ao número de aluno no horário que você vai freqüentar ou são filas intermináveis que te farão esperar horas por alguma possibilidade? De que adianta você estar lá pronto às 19h, se, para iniciar só conseguirá uma vaga em uma esteira às 20:30h? Durante a avaliação física, converse abertamente com o professor de quanto tempo você tem disponível e de quanto você precisaria. Será de extrema importância que vocês cheguem a um acordo do que é bom, com o que é possível. Senão, a desmotivação é certa!

Outra dica importante é a companhia. Já está comprovado que se você se matricular com um(a) amigo(a), a ida à academia será mais fácil e prazerosa, isto até você se adaptar ao local e, é claro, fazer novas amizades.

Agora é respirar fundo, ter um tênis e roupas adequadas, para dar o primeiro passo rumo a uma melhor qualidade de vida.

 

Sentir Bem


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos