Stress/estresse - O estresse e as dores nas costas
Esta página já teve 113.897.021 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.868 acessos diários
home | entre em contato
 

Stress/estresse

O estresse e as dores nas costas

25/09/2006
No mundo moderno, estamos submetidos a pressões em todas as esferas de nossa vida. O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades.

Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.

Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida. Em vista disso, as consequências do estresse em algumas pessoas podem ser temporárias e passageiras e em outras, mais intensas e duradouras, levando a problemas crônicos de saúde.

estresse
Como combater o estresse:

Tomada de consciência

A maioria de nós, em vista da grande quantidade de atividades levadas a cabo diariamente, não para para analisar como desenvolvemos essas atividades e a quantidade de tensão que colocamos na execução em cada uma delas. Tente descobrir os fatores que desencadeiam em você o estresse e quais são suas reações físicas a ele e como minimizar os seus efeitos.

Organize a sua vida 

Saiba decidir suas prioridades e assuma somente as tarefas que seja capaz de desempenhar com segurança, satisfação pessoal e profissional.

Melhore suas relações afetivas, pois um bom equilíbrio afetivo vai influenciar beneficamente no seu estado emocional e no seu estado físico.

Se estiver muito tenso, procure uma atividade que lhe cause prazer, assistindo uma partida de futebol, ouvindo música, batendo papo, ou pare tudo que está fazendo e relaxe por alguns minutos.

Procure manter uma fonte de lazer; tire férias periódicas, faça caminhadas, saia para ouvir música, ir ao teatro, etc.

Faça relaxamento  

Pratique esporte.

http://www.dornascostas.com.br/estresse.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos