Medicina Esportiva/Atividade Física - Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da atividade física para adolescentes
Esta página já teve 115.700.785 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da atividade física para adolescentes

02/10/2006

Resumo

FLORINDO, Alex Antonio, ROMERO, Alexandre, PERES, Stela Verzinhasse et al. . Rev. Saúde Pública, 2006, no.ahead, p.0-0. ISSN 0034-8910.

OBJETIVO: Desenvolver um questionário de atividade física para adolescentes brasileiros e verificar sua validade e reprodutibilidade. MÉTODOS: Participaram do estudo 94 adolescentes (30 meninos e 64 meninas) com idade entre 11 a 16 anos, em 2004. O questionário foi composto por 17 questões sobre atividades habituais exercidas nos últimos 12 meses (exercícios físicos/esportes e atividades de locomoção) e foi padronizado para gerar escores semanal e anual. Como método de referência utilizou-se o teste de corrida vai-e-vem de 20 metros com as variáveis tempo em minutos, velocidade máxima em km/h, consumo máximo de oxigênio e freqüência cardíaca máxima. Para a análise de validação, foram utilizados o coeficiente de Spearman e correlação ajustada por idade. Para a análise da reprodutibilidade, utilizou-se medida repetida com intervalo de 15 dias e coeficiente de correlação intraclasse. RESULTADOS: Para o escore semanal de atividade física, os maiores coeficientes de correlação foram obtidos com o tempo total para a análise em conjunto (r=0,19), velocidade total para os meninos (r=0,20), e consumo máximo de oxigênio e tempo total para as meninas (r=0,17). Para o escore anual de atividade física, os maiores coeficientes de correlação foram obtidos com o tempo total para a análise em conjunto (r=0,30), freqüência cardíaca final após o ajuste pela idade para os meninos (r=0,22) e tempo total para as meninas (r=0,23). Nas análises de reprodutibilidade, a correlação do escore semanal foi de 0,61 e a do escore anual foi de 0,68. CONCLUSÕES: O questionário apresentou evidências de validade e reprodutibilidade. Recomenda-se sua utilização para avaliação da atividade física habitual em estudos epidemiológicos com adolescentes.

Palavras-chave: Adolescente; Atividade física; Aptidão física; Questionários; Estudos de validação; Reprodutibilidade dos testes.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português


 


                                                                                               Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102006005000002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~