Genética/Clonagem/Terapia gênica - Nobel de Medicina é concedido a americanos que pesquisaram sobre o fenômeno conhecido como interferência de RNA (RNAi)
Esta página já teve 117.095.504 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.649 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Nobel de Medicina é concedido a americanos que pesquisaram sobre o fenômeno conhecido como interferência de RNA (RNAi)

15/10/2006
 
 
 

O Instituto Karolinska, de Estocolmo, anunciou que o prêmio Nobel de Medicina 2006 será concedido a dois americanos, Andrew Fire e Craig Mello, por seu trabalho no campo da genética. Eles realizaram pesquisas sobre um fenômeno conhecido como "interferência de RNA" (RNAi), um mecanismo fundamental para controlar o fluxo de informação genética dentro de células vivas.

Em 1998, Craig Mello e Andrew Fire publicaram um trabalho científico na revista Nature detalhando a interferência do RNA. Na prática, pequenos fragmentos de RNA "induzem" as células a destruírem o mRNA do gene antes que ele possa produzir uma proteína. Cientistas especulam que o mecanismo foi desenvolvido centenas de milhões de anos atrás para proteger organismos contra vírus invasores, que às vezes criam RNA duplo quando se replicam.

Antes acreditava-se que o RNA tinha um papel muito pequeno no controle genético. O trabalho dos pesquisadores americanos demonstrou que ele desempenha um papel-chave na regulação dos genes. O trabalho revolucionou a forma como pensamos processos biológicos, abrindo um novo campo na biologia.

A maioria dos prêmios Nobel são concedidos muitos anos após as descobertas e contribuições mais relevantes. O fato da pesquisa ter sido reconhecida pelo comitê do Nobel apenas oito anos depois de publicada indica como ela foi importante.

A "interferência de RNA" já é amplamente usada como um método de estudo das funções dos genes e pode levar a novos tratamentos para várias doenças, como câncer e infecções virais.

A entrega do prêmio (aproximadamente US$ 1,4 milhão) será no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Confira o artigo original da Revista Nature 391, 806 - 811 (19 February 1998); doi:10.1038/35888:

Potent and specific genetic interference by double-stranded RNA in Caenorhabditis elegans


Fonte: Nature
           Nobel Prize

Saúde em Foco

http://www.news.med.br/index.pl?

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos