Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação - Tratamento cirúrgico da "síndrome do roubo" em acesso vascular para hemodiálise com revascularização distal e ligadura arterial.
Esta página já teve 117.078.118 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.652 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Tratamento cirúrgico da "síndrome do roubo" em acesso vascular para hemodiálise com revascularização distal e ligadura arterial.

09/12/2006

Jornal Vascular Brasileiro
ISSN 1677-5449 versão impressa

   
 

Resumo

LINARDI, Fábio, LINARDI, Felipe de Francisco, BEVILACQUA, José Luis et al. J. vasc. bras., jun. 2006, vol.5, no.2, p.117-122. ISSN 1677-5449.

OBJETIVO: O propósito do trabalho é apresentar o resultado do tratamento da "síndrome do roubo", sintomática em acesso vascular para hemodiálise, utilizando a técnica da revascularização distal com ligadura arterial. PACIENTES E MÉTODOS: No período de dezembro de 2003 a novembro de 2004, quatro pacientes que apresentaram síndrome do roubo sintomática em acesso vascular para hemodiálise foram submetidos à revascularização distal com ligadura arterial e acompanhados até dezembro de 2005. Os quatro pacientes apresentavam dor de repouso, e dois casos evoluíram para lesão trófica. RESULTADOS: Todos os casos apresentaram regressão dos sintomas, com cicatrização das lesões tróficas e manutenção do acesso vascular, que continuou sendo utilizado para realização de sessões de hemodiálise. CONCLUSÕES: Concluímos que, atualmente, o tratamento de escolha da síndrome do roubo sintomática é a revascularização distal com ligadura arterial, pois, além de tratar a isquemia do membro, mantém o acesso vascular funcionante.

Palavras-chave: Acesso vascular; síndrome do roubo; hemodiálise; fístula arteriovenosa.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português


 

 Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-54492006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos