Curiosidades da Dra Shirley - Saiba mais: A percepção da intensidade sonora
Esta página já teve 115.803.824 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.698 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Saiba mais: A percepção da intensidade sonora

18/06/2007

 

Por que quando aumentamos os graves e agudos no equalizador temos uma sensação de melhor definição do som de uma musica? Por que quando apertamos a tecla "loudness" de um aparelho de áudio, o som fica mais "presente"? A intensidade sonora, também chamada popularmente de "volume do som", é percebida pelo ouvido humano de acordo com a freqüência do som. Sons cujas freqüências são muito graves ou muito agudas são percebidas pelo ouvido como tendo menos intensidade do que as freqüências medias, próximas da voz humana. Esse fenômeno foi estudado por Fletcher e Munson que fizeram experimentos com indivíduos submetidos a escutarem sons senoidais. A intensidade desses sons era mantida constante enquanto sua freqüência variava desde muito grave até muito agudo. Os indivíduos eram então interrogados a cada passo dessa variação sobre a sensação de sua intensidade sonora. Os resultados médios desse experimento foram expressos no gráfico a seguir:

A percepção da intensidade sonora é conhecida como "loudness" e a sua unidade é o "phon". As curvas acima mostram que a intensidade sonora necessária para se ter o mesmo loudness varia de acordo com a freqüência do som. Observe, por exemplo, que um som na região entre 4KHz a 6KHz começa a ser percebido com aproximadamente 0dB enquanto que o mesmo som na freqüência de 20Hz começa a ser percebido com 70dB, ou seja, com intensidade sonora acima de 10 vezes superior. Esta primeira curva pontilhada, de 0 phon, representa o limite da percepção sonora, onde os sons começam a ser percebidos pelo ouvido. A última curva de loudness, de 120 phon, é a curva do limiar da dor, onde o som está tão intenso (alto) que provoca a sensação de dor nos ouvidos
A tecla "loudness" encontrada em muitos aparelhos de áudio procura compensar a perda natural de percepção do ouvido nas freqüências baixas e altas. Da mesma forma que um equalizador regulado para aumentar essas freqüências, o loudness aumenta a intensidade das freqüências extremas corrigindo a curva de "equal loudness" (vista acima). Assim tem-se maior definição dos graves e agudos de uma música, o que torna a sua audição bem mais nítida e confortável.

 

http://www.nics.unicamp.br/nicsnews/curiosidades.php

 

 

 

 

 

IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~