Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação - Leia sobre Varizes nos Membros Inferiores
Esta página já teve 115.678.853 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Leia sobre Varizes nos Membros Inferiores

06/08/2007
O que são varizes?

As varizes nada mais são que veias dilatadas, de cor azulada, que geralmente aparecem nas pernas. Em alguns casos, as varizes incomodam apenas pelo problema estético, mas em muitos outros as pessoas também sentem cansaço e/ou dores nas pernas ou têm complicações sérias.

Quais são as causas mais comuns das varizes nas pernas?

Vários são os fatores que aumentam a chance da pessoa ter varizes, sendo a hereditariedade (que passa de pais para filhos) o mais importante. Porém, outros fatores como a gravidez, hormônios (principalmente o uso de anticoncepcionais e a terapia de reposição hormonal para a menopausa) ou ficar muito tempo em pé ou parado pelo trabalho (por exemplo, balconistas, professores, vendedores etc.) também são fatores de risco importantes para as varizes.

Por que as varizes são mais comuns nas pernas do que em outros lugares?

Normalmente, depois do sangue sair do coração e chegar às pernas e pés, ele tem de voltar ao coração e aos pulmões para receber mais oxigênio. Isso é feito com a ajuda dos músculo e das veias das pernas e dos pés.

Eles “fazem força” para que o sangue destas regiões mais baixas do corpo suba em direção ao coração a pulmões (contra a gravidade). Além disso, para que o sangue que está subindo não volte, existem pequenas válvulas dentro das veias que impedem que isto aconteça. No entanto, quando por diferentes motivos o sangue não consegue subir, e se acumula nas veias das pernas e pés, as veias ficam dilatadas e aparecem as varizes.

O que a pessoa com varizes sente?

No geral, além do desconforto estético das varizes, as pessoas reclamam de inchaço (edema) na região do tornozelo e uma sensação constante de perna cansada e pesada. Isso costuma piorar no final do dia, principalmente depois de várias horas em pé ou sentado, e nos dias de calor. Nas mulheres, os sintomas muitas vezes pioram durante a menstruação ou durante a gravidez. Nos casos mais sérios, as pessoas podem reclamar também de formigamento nas pernas e pés.

Quais são as principais complicações das varizes?

Com o passar do tempo , a má circulação do sangue nas veias pode levar a complicações como manchas escuras nas pernas e pés, problemas de descamação de pele, sangramentos, pele mais sensível e que se machuca mais facilmente, infecções de pele (erisipela) e deformidades no local. Também podem aparecer feridas (úlceras), que são difíceis de cicatrizar. Nos casos mais complicados, o sangue acumulado nas veias dilatadas também pode “coagular” (formar trombos), e com isso entupir as veias e dificultar ainda mais a circulação do sangue.

Quais são os tratamentos para varizes?

Dicas saudáveis para quem tem varizes

• Pratique um exercício físico (faça caminhadas leves, natação ou alongamento três vezes por semana)
• Mantenha um peso saudável (faça uma dieta balanceada, com muitas fibras e pouca gordura)
• Evite o “intestino preso” (faça uma dieta rica em fibras e beba cerca de 1,5 litro de líquidos ao dia)
• Evite ficar na mesma posição – parado ou sentado – por muito tempo (por exemplo , faça pequenas caminhadas durante o dia)
• Durante as viagens (por exemplo de avião), quando possível, movimente as pernas, ande, levante e abaixe os pés repetidamente, de tempos em tempos.

Fonte:

http://www.nycomedpharma.com.br/apws/site/sua_saude/patologias/varizes.asp

 

IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~