Genética/Clonagem/Terapia gênica - A repercussão de um diagnóstico de síndrome de Down no cotidiano familiar: perspectiva da mãe.
Esta página já teve 116.605.229 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.684 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

A repercussão de um diagnóstico de síndrome de Down no cotidiano familiar: perspectiva da mãe.

09/11/2007

Acta Paulista de Enfermagem

 

Resumo

SUNELAITIS, Regina Cátia, ARRUDA, Débora Cristina e MARCOM, Sonia Silva.  Acta paul. enferm., jul./set. 2007, vol.20, no.3, p.264-271. ISSN 0103-2100.

OBJETIVOS: Identificar como a mãe percebe o processo de revelação do diagnóstico de Síndrome de Down (SD) e as repercussões disto no cotidiano familiar, o conhecimento sobre a SD e as expectativas em relação ao futuro do filho. MÉTODOS: Estudo descritivo de natureza qualitativa. Os informantes foram três mães de crianças menores de um ano que estiveram internadas na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá nos anos de 2004 e 2005. RESULTADOS: Os dados revelaram que às vezes este diagnóstico é informado em circunstâncias e momentos inadequados, que as mães conhecem pouco sobre a SD e que quando os problemas de saúde são muitos, suas expectativas se restringem a melhoria e avanços em curto prazo. CONCLUSÃO: O desconhecimento, as reações e atitudes das famílias, como, por exemplo, esconder o diagnóstico da família ampliada e até mesmo do pai, constituem indicativos da necessidade de apoio profissional a essas mães/famílias.

Palavras-chave : Família; Síndrome de Down; Relações familiares.

        · resumo em inglês | espanhol     · texto em português     · pdf em português

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos