alergia - Achados clínicos da sensibilidade a analgésicos e antiinflamatórios não-hormonais.
Esta página já teve 114.656.704 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.775 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Achados clínicos da sensibilidade a analgésicos e antiinflamatórios não-hormonais.

13/12/2007

 

Revista da Associação Médica Brasileira

Resumo

ROSARIO, N.A. e RIBEIRO, A.C.  Rev. Assoc. Med. Bras., jul./set. 2000, vol.46, no.3, p.201-206. ISSN 0104-4230.

Analgésicos (ANA) e antiinflamatórios não-hormonais (AINH) podem causar reações que simulam as alérgicas ou agravam asma e urticária. OBJETIVO: Verificar as manifestações clínicas de pacientes com história de reação a analgésicos (ANA) e antiinflamatórios não-hormonais (AINH). MÉTODO: Análise e retrospectiva de prontuários de 183 pacientes com história de sensibilidade a ANA e AINH. RESULTADOS: Eram 93 (51%) pacientes do sexo feminino e 90 (49%) do sexo masculino; 63 (34%) com idade igual ou inferior a 15 anos e 120 (66%) com idade superior a 15 anos. Havia um predomínio de pacientes do sexo feminino com idade superior a 15 anos que foi estatisticamente significativo (p = 0,02). A idade por ocasião da primeira reação com medicamentos variou de 7 meses a 65 anos (média de 15 anos). Testes cutâneos para aeroalérgenos foram positivos para pelo menos um alérgeno testado em 100/138 (72%). As manifestações clínicas encontradas foram angioedema (86%), urticária (39%), reações sistêmicas (30%), reações nasais e oculares (15%) e crise de asma (14%). Não havia diferença quanto à freqüência de sintomas com relação à idade. Havia história familiar de sensibilidade a ANA/AINH em sete pacientes (3,8%). As doenças associadas foram rinite (55%), urticária crônica (47%), asma (37%) e conjuntivite (17,5%). As drogas causavam crise de asma com maior freqüência em asmáticos do que em não asmáticos (p = 0,001). Reações repetidas a mais de uma droga ocorreram em 107 (58%) pacientes. CONCLUSÕES: Reações a ANA e AINH foram freqüentes em atópicos; crianças e adultos reagiam igualmente; foram mais comuns em adultos do sexo feminino; angioedema palpebral foi a manifestação clínica mais freqüente; broncoespasmo foi mais comum nos asmáticos e a maioria dos pacientes tinha reações repetidas a mais de uma droga.

Palavras-chave : Antiinflamatório; Alergia; Asma; Ácido acetil salicílico.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 

 

 

Associação Médica Brasileira

 


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-42302000000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos