Infecto-contagiosas/Epidemias - Saiba mais: Dengue tipo 4
Esta página já teve 114.595.445 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.787 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

Saiba mais: Dengue tipo 4

04/04/2008

Ministério da Saúde contesta reaparecimento do vírus

Exames de sangue feitos em pacientes de Manaus identificaram a dengue tipo 4, ausente no Brasil desde 1982. Transmitida pelo vírus DENV-4, o reaparecimento dessa variante da doença viral preocupa: embora por si só não seja muito agressiva, pessoas que já tiveram alguma das outras três formas da dengue não estão imunes contra o tipo 4 e a reinfecção aumenta os riscos para o desencadeamento da forma hemorrágica, mais letal.

Resultados de um estudo publicado na edição de abril 2008 (Volume 14 - número 4) do Emerging Infectious Diseases, assinado por uma equipe de cientistas amazonenses, identificaram o DENV-4 em três pacientes que vivem e trabalham em Manaus.

De acordo com Regina Maria Pinto de Figueiredo (Fundação de Medicina Tropical do Amazonas), uma das autoras da pesquisa, "essas primeiras amostras vieram de pessoas que não tinham viajado para fora do país. Mas, depois disso, achamos um paciente que tinha Estado na Venezuela". A pesquisadora informou que a conexão com o país caribenho faz sentido, pois essa forma da dengue é endêmica, comum tanto no território venezuelano quanto no colombiano.

Embora as chances sejam pequenas do DENV-4, sozinho, causar estragos, é preciso lembrar que em alguns Estados brasileiros a população já foi infectada pelas outras variantes do vírus: "se por um lado o sistema de defesa do organismo já possui uma "memória" da infecção pela doença, o efeito de um novo subtipo do vírus é exacerbar a resposta defensiva de forma que favorece justamente o aparecimento da dengue hemorrágica", explicou Regina. 

Esta é a segunda vez que o DENV-4 é isolado no Brasil. Na primeira (1982) esta variante do vírus foi detectada em Roraima.

O que diz o Ministério da Saúde

Em release distribuído à imprensa na última sexta, 28 de março, o Ministerio da Saúde contestou a circulação do vírus da dengue 4 no país... Acompanhe Nota Técnica divulgada pelo órgão sobre o ssunto::

Nota à Imprensa

A dengue possui 4 tipos de sorotipos de vírus, o DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. No Brasil, somente os de 1 a 3 circulam em território nacional. Não há evidencia concreta de que o DEN 4 está presente no país.
 

1. Figueiredo e colaboradores publicaram um artigo na revista Emerging Infectious Diseases volume 14, nº 4, de Abril de 2008, já disponível para consulta no site: www.cdc.gov/eid, sobre a detecção de amostras coletadas, em 2006, do sorotipo DENV4 em três pacientes residentes em Manaus.

2. Em outubro de 2007, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) foi notificada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS/AM) sobre a existência de casos confirmados de dengue do sorotipo 4 (DENV4) no município de Manaus/AM. Considerando essa situação, evidenciada pelo risco de ocorrência de epidemias, pela população susceptível a esse sorotipo de virus, e a necessidade de validação desses resultados por laboratórios de referência nacional do Ministério da Saúde, a SVS/MS, em parceria com a FVS/AM, Instituto de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM), Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Amazonas (Lacen/AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, realizou uma investigação laboratorial das amostras disponibilizadas pela FMTAM.

3. Além dos três casos publicados no artigo, outros 11 pacientes foram considerados como positivos para DENV4 - pela FMTAM - pela técnica de PCR. Inicialmente, esses 14 pacientes foram considerados casos suspeitos de infecção pelo sorotipo DENV4.

4. Foram recuperadas nove das quatorze amostras (incluindo as três amostras confirmadas pela FMTAM). Dois laboratórios de referência nacional re-testaram essas amostras pelas técnicas de cultura viral e PCR e o sorotipo DENV3 foi detectado em seis amostras pela técnica de PCR e três amostras foram negativas. O produto da PCR foi seqüenciado confirmando os resultados de dengue sorotipo 3 (DENV3).

5. Novas amostras de soro foram coletadas no momento da investigação (novembro de 2007) e testadas para soroneutralização, técnica que permite a detecção retrospectiva de anticorpos específicos para os quatro sorotipos do vírus da dengue. Em nenhuma das amostras testadas houve confirmação de títulos de anticorpos para o sorotipo DENV4.

6. Na investigação prospectiva foram coletadas amostras de 34 pacientes que apresentaram doença febril aguda, exantema e diagnóstico negativo para malária, entre os dias 2 a 5 de novembro de 2007, e apenas os sorotipos dengue 2 (DENV2) e DENV3 foram detectados.

7. Todos os resultados dessa investigação foram apresentados em uma reunião com representantes da SVS/MS, FMTAM, FVS/AM e Organização Pan-Americana de Saúde, no dia 13 de fevereiro de 2008 em Manaus, que concluiram que nas amostras testadas, o sorotipo DENV4 não fora detectado.

8. Três unidades sentinelas para isolamento viral foram implantadas no município de Manaus com o objetivo de monitorar a circulação viral na região, sem nenhuma detecção de DENV4 até o presente momento.

9. Além disso, sendo um sorotipo em que toda população não possui imunidade, a situação epidemiológica seria muito diferente do que se verifica atualmente em Manaus, ou seja, haveria uma transmissão com predominância do DENV4, o que não ocorre.

10. Ao tomar ciência do ocorrido, pela publicação do artigo científico, a SVS imediatamente adotou as devidas providências para recolher e, mais uma vez, reavaliar as amostras citadas no referido artigo, além de colher novas amostras dos pacientes envolvidos e, a partir destes resultados adotar as medidas que couberem.

11. Ratifica-se finalmente que a checagem de amostras de interesse de saúde pública, em uma rede hierarquizada, por nível de complexidade, é rotina estabelecida em legislação que institui e operacionaliza o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.


Acesse o artigo científico, na íntegra em:
Dengue Virus Type 4, Manaus, Brazil

Fonte:

 

http://www.cremesp.com.br/?siteAcao=CanalAcademico&id=302

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos