Medicina Esportiva/Atividade Física - Relação entre incontinência urinária em mulheres atletas corredoras de longa distância e distúrbio alimentar
Esta página já teve 111.052.534 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.784 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Relação entre incontinência urinária em mulheres atletas corredoras de longa distância e distúrbio alimentar

02/07/2008

Revista da Associação Médica Brasileira

 

Resumo

ARAUJO, Maíta Poli de, OLIVEIRA, Emerson de, ZUCCHI, Eliana V Monteiro et al. Relação entre incontinência urinária em mulheres atletas corredoras de longa distância e distúrbio alimentar. Rev. Assoc. Med. Bras., mar./abr. 2008, vol.54, no.2, p.146-149. ISSN 0104-4230.

OBJETIVO: Avaliar a ocorrência de incontinência urinária (IU) em atletas corredoras de longa distância e associá-la a presença ou não de distúrbios alimentares. MÉTODOS: Um total de 37 corredoras de longa distância completaram os questionários ¨International Consultation on Incontinence Questionnaire-Short Form¨ (ICIQ-SF) e o ¨Eating Attitudes Test¨ (EAT-26). O teste do absorvente de uma hora foi realizado para quantificar a perda de urina. A análise estatística das variáveis contínuas foi feita pelo teste t pareado, ou teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: 23 atletas (62,2%) tinham queixa de perda de urina. A média dos escores do ICIQ-SF neste grupo foi de 4,03 ± 5,06. Houve diferença estatisticamente significante entre o valor do teste do absorvente (p=0,02) e o resultado do questionário EAT-26 (p=0,03) no grupo de atletas incontinentes. CONCLUSÃO: Encontramos IU em atletas corredoras de longa distância e houve correlação com distúrbios alimentar. Técnicos devem estar atentos para a ocorrência de eventuais distúrbios e encaminhar tais atletas para uma equipe multidisciplinar.

Palavras-chave : Incontinência urinária; Esporte; Questionário; Corrida; Distúrbio alimentar.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-42302008000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos