Genética/Clonagem/Terapia gênica - Papel de um oncogene na divisão das células cancerosas
Esta página já teve 115.274.708 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.724 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Papel de um oncogene na divisão das células cancerosas

21/10/2008
NOVIDADES

Pesquisadores da Universidade da Ruhr-Bochum (Alemanha) revelaram e explicaram o papel central de um oncogene (denominação dada aos genes relacionados com o surgimento de tumores, sejam malignos ou benignos) na divisão das células cancerosas, mostrando, assim, porque a quimioterapia não bloqueia essa divisão, mas provoca a morte das células tumorais.

Em quase metade dos casos de tumores, o oncogene c-myc apresenta uma atividade excessiva. Isso provoca uma superprodução de proteínas c-myc, as quais influenciam outros mecanismos de regulação. Os pesquisadores puderam demonstrar que o c-myc ativa o gene AP4, provocando assim a formação da proteína AP4 associada. Essa proteína limita a síntese de um regulador essencial, impedindo a divisão das células, e este, tomando seu lugar no genoma. Assim, as células tumorais não respondem mais às substâncias que, habitualmente, asseguram o bloqueio da divisão celular, o que explica particularmente que a quimioterapia provoca a morte de células tumorais, mas não a interrupção de sua divisão celular.





Seqüência do promotor oncogênico c-myc.

Créditos: Sloan-Kettering Institute.



Além disso, os pesquisadores puderam demonstrar que os carcinomas do intestino grosso produzem fortes quantidades de proteínas AP4, ao contrário dos tecidos sadios do intestino grosso. Esses novos conhecimentos permitirão, no futuro, impedir a divisão de células tumorais, de maneira focalizada, intervindo nessa cadeia de sinais.


Press Release Universidade da Ruhr-Bochum, 03 outubro, 2008 (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia - "AP4 encodes a c-MYC-inducible repressor of p21", de autoria de P. Jung, A. Menssen, D. Mayr, H. Hermeking - foi publicado na revista Proc. Natl. Acad. Sci. USA, volume 105, número 39, pág. 15046-51, 2008.

Fonte:

http://www.lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2008/lqes_news_novidades_1223.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
kill yourself rogue.