Câncer/Oncologia/Tumor - Grande passo : vacina à base de plantas contra o câncer !
Esta página já teve 113.909.567 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.871 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Grande passo : vacina à base de plantas contra o câncer !

27/10/2008

Pesquisadores americanos desenvolveram uma vacina à base de plantas capaz de estimular uma resposta imunitária em certos casos de câncer. Ainda que os pesquisadores não tenham determinado se essa resposta imunitária é suficiente para curar totalmente os pacientes atingidos pelo câncer, têm esperança de que um dia essa técnica possa conduzir à cura de certos cânceres particularmente graves.

Essa vacina "será um meio de tratar o câncer sem efeitos secundários", explicou o Prof. Ronald Levy, da Universidade de Stanford (EUA), principal ator do estudo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

"A idéia é mobilizar o sistema imunológico para lutar contra o câncer", precisou ele, se dizendo otimista quanto à obtenção de resultados positivos quando dos próximos testes clínicos. "Sabemos que se o sistema imunológico pode agir rapidamente, pode atacar e matar o câncer", assegurou, informando que desenvolveu a vacina com plantas de tabaco.





Plantação de tabaco.

Créditos: Picasa



É a primeira vez que uma vacina contra o câncer, elaborada à base de plantas, foi testada em humanos. Um dos interesses dessa vacina é que ela pode ser desenvolvida rapidamente e com um custo moderado. "Cultivar células humanas para produzir proteínas é muito caro, sendo o processo longo e complicado, mas cultivar essas plantas não é oneroso... e sabemos muito bem como fazer crescer as plantas de tabaco", acrescenta ele.

Cyberpress, consultado em 21 de setembro de 2008 (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, intitulado: "Plant-produced idiotype vaccines for the treatment of non-Hodgkin's lymphoma: Safety and immunogenicity in a phase I clinical study", de autoria A. A. McCormick, S. Reddy, S. J. Reinl, T. I. Cameron, D. K. Czerwinkski, F. Vojdani, K. M. Hanley, S. J. Garger, E. L. White, J. Novak, J. Barrett, R. B. Holtz, D. Tusé e R. Levy, foi publicado na revista PNAS, volume 105, número 29, págs. 10131-10136 (2008).

Fonte:

 

http://www.lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2008/lqes_news_novidades_1213.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos