Teses/Estudos Avançados/Questões - Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado
Esta página já teve 113.888.455 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.873 acessos diários
home | entre em contato
 

Teses/Estudos Avançados/Questões

Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado

28/10/2008

Revista Latino-Americana de Enfermagem

 

Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.11 no.4 Ribeirão Preto July/Aug. 2003

doi: 10.1590/S0104-11692003000400011 

ARTIGO ORIGINAL

 

Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem

 

Alternative/complementary therapies in public and private education: a knowledge analysis among nursing students

 

Terapias alternativas/complementares en la enseñanza pública y privada: un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería

 

 

Monica Martins TrovoI; Maria Júlia Paes da SilvaII; Eliseth Ribeiro LeãoIII

IGraduanda do sexto semestre, e-mail: trovomonica@ig.com.br
IIEnfermeira, Professor Livre Docente, e-mail: juliaps@usp.br. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
IIIEnfermeira, Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Assessora de Pesquisa Científica do Hospital Samaritano, e-mail: lisleao@uol.com.br

 

 


RESUMO

Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, têm em relação às terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina específica nessa área, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino acadêmico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles: a terapia floral, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se com os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro.

Descritores: terapias alternativas; terapias complementares; ensino em enfermagem


ABSTRACT

This study aimed to analyze undergraduate Nursing students' knowledge in two education institutions, one public and one private, about alternative/complementary therapies, since both institutions offer a specific subject in this area under the optional and obligatory form, respectively. Data suggest that, apart from academic education, knowledge about this theme originates from common sense. The students recommend the use of alternative/complementary therapies although they do not use them much. Flower therapy, acupuncture, homeopathy, cromotherapy, fitotherapy, music therapy and massage are more utilized. The most neglected aspect in the teaching-learning process refers to the legal aspects of specialization in this area for the nurse.

Descriptors: alternative therapies; complementary therapies; nursing education


RESUMEN

Este estudio ha realizado un análisis sobre el conocimiento de los alumnos de pregrado en enfermería de una institución pública y otra privada sobre terapias alternativas/complementarias, una vez que las dos instituciones ofrecen asignatura específica en esta área, de forma optativa y obligatoria respectivamente. Los datos encontrados sugieren que el conocimiento del tema es de uso general además de lo académico. Las terapias alternativas/complementarias más conocidas son: la terapia floral, la acupuntura, la homeopatía, la cromoterapia, la fitoterapia, la musicoterapia y masaje, pero, aunque los alumnos las recomiendan, no las utilizan tanto. El punto más álgido en el proceso de enseñanza/ aprendizaje de esta asignatura se refiere a los aspectos legales de la especialización en este campo para el enfermero.

Descriptores: terapias alternativas; terapias complementarias; educación en enfermería

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400011

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos