Drogas/Vício - Barreiras na relação clínico-paciente em dependentes de substâncias psicoativas procurando tratamento
Esta página já teve 115.675.812 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.707 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Barreiras na relação clínico-paciente em dependentes de substâncias psicoativas procurando tratamento

17/11/2008

Revista de Saúde Pública

 

Resumo

FONTANELLA, Bruno José Barcellos e TURATO, Egberto Ribeiro. Barreiras na relação clínico-paciente em dependentes de substâncias psicoativas procurando tratamento. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol. 36, no. 4, pp. 439-447. ISSN 0034-8910.

INTRODUÇÃO: Conhecer as barreiras para a procura de tratamento por dependentes de substâncias psicoativas tem óbvias implicações clínicas e na saúde pública. Assim, objetivou-se construir hipóteses sobre variáveis psicológicas e sociofamiliares configuráveis como barreiras subjetivas para procura mais precoce por tratamento formal. MÉTODOS: Foi realizada pesquisa qualitativa exploratória sobre amostra intencional (fechada por saturação e variedade de tipos) de 13 dependentes de substâncias psicoativas que procuraram tratamento. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com questões abertas, e o material transcrito foi submetido à análise qualitativa de conteúdo. RESULTADOS: As principais barreiras situadas na relação clínico-paciente caracterizaram-se pelo medo, por parte dos usuários, em relação a clínicos e instituições (percebidos como possuindo características "sádicas") e pela percepção, pelos mesmos, de um "distanciamento" clínico-paciente. CONCLUSÕES: Deve ser considerada, pelos clínicos, a possibilidade de ocorrência dessas barreiras para procura de tratamento por pacientes ou potenciais pacientes, e o sistema público de saúde deve considerá-las na elaboração de seu marketing institucional. Tópicos como "medo de ser maltratado" e "os clínicos não saberiam tratar" deveriam constar nos questionários estruturados dos estudos quantitativos que investigam a freqüência das diferentes barreiras para procura de tratamento por dependentes.

Palavras-chave : Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas [psicologia]; Transtornos relacionados ao uso de álcool [psicologia]; Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde [psicologia]; Cuidados médicos; Entrevista psicológica; Relações profissional-paciente; Relação médico-paciente; Visita a consultório médico [utilização]; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~