Antienvelhecimento/Longevidade - A saúde do idoso aliada ao lazer
Esta página já teve 114.953.043 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.746 acessos diários
home | entre em contato
 

Antienvelhecimento/Longevidade

A saúde do idoso aliada ao lazer

13/02/2009

Saúde aliada ao lazer

Pessoas idosas praticam exercícios físicos: exemplo aos mais jovens

 

A prática de exercícios físicos é importante em qualquer idade e faz bem à saúde, mas é importante consultar um médico antes de começar qualquer atividade física. Os idosos estão servindo de exemplo aos mais jovens. Cada vez mais as pessoas acima de 50 anos estão se conscientizando de que precisam se mover: eles estão presentes em academias, pistas de cooper e até campos de futebol.

O projeto social da Prefeitura Municipal de Bastos permite que jovens e idosos pratiquem exercícios de graça, com o acompanhamento de um profissional. O programa é uma ginástica aberta ao público feminino apenas, e conta com mais ou menos trinta participantes entre 15 e 65 anos. Com duração de duas horas, fazem alongamento, ginástica aeróbica e outros exercícios acompanhados sempre de uma animada música, todos com a devida atenção do professor e em um local apropriado – a academia de judô da cidade.

A aposentada Conceição Pasqualino Rocha, de 62 anos, começou a praticar exercícios por recomendações médicas e participa da ginástica coletiva da cidade. Conceição sofre de diabetes e pressão alta e diz que sentiu melhoras depois disso. O que antes não conseguia fazer, agora consegue com facilidade, como atividades de casa: limpar, cozinhar etc. “Às vezes os exercícios são puxados, mas quando sinto que não vou agüentar, eu paro para descansar”, diz Conceição. Respeitar os próprios limites é uma recomendação para idosos que praticam exercícios.

Além do projeto social, a cidade de Bastos conta com outras opções para a prática de exercícios sem gastos, como a pista de cooper, que tem comprimento de 1.130km e é cercada de árvores, o que faz o ambiente ser fresco e agradável. Lá, os idosos podem caminhar, correr e servir-se de água de coco e sucos vendidos em traillers ao redor da pista.

Pessoas sedentárias estão mais dispostas a infartos, doenças circulatórias e respiratórias. A realização de atividades físicas por pessoas idosas só traz benefícios, tanto fisiológicos, melhorando o quadro de saúde, quanto psicológicos, favorecendo o contato social. O abandono do sedentarismo aumenta a qualidade de vida tanto dos idosos quanto de pessoas jovens.

Mulheres jovens e idosas participam da ginástica coletiva: opção de prática

de atividades físicas sem gastos financeiros

 

 

 

Fonte:

 

 

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/idosomidia/docs/marisa/lazerdoidoso.doc

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos