Medicina Esportiva/Atividade Física - Fadiga muscular e distensões
Esta página já teve 111.052.393 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.784 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Fadiga muscular e distensões

13/04/2009

Antes de tentarmos entender os problemas comuns musculares precisamos entender o que é um Músculo.
Dentro do corpo humano possuimos estruturas formadas por tecido muscular , mais especificamente FIBRAS musculares que sao celulas contrateis especializadas. Possuimos tres tipos de musculo no corpo, o estriado esqueletico, o cardiaco e o musculo liso.

No caso do sistema Locomotor estamos falando do musculo estriado esqueletico e suas fibras contrateis. A funçao dos musculos e estabilizar a estrutura do vulgarmente chamado Esqueleto e causar nele por movimentos simples de alavanca a movimentaçao do corpo.

Infelizmente como qualquer estrutura do corpo, o uso indevido dos musculos ou excessivo pode causar danos muito graves e muitas vezes permanentes.

Hoje falaremos de dois problemas comuns aos praticantes de esportes que sao a FADIGA MUSCULAR e DISTENSÕES

Fadiga Muscular
: O musculo como qualquer parte do corpo necessita de energia e moleculas especificas como a glicose para que o metabolismo celular mantenha a celula funcionando, e oxigenio vindo do sistema vascular atraves do sangue para que reaçoes quimicas liberem moleculas de ATP para o funcionamento das fibras contrateis do musculo. Os musculos alem do figado sao os unicos orgãos capazes de armazenar Glicogenio, uma substancia que consiste em um polimero de moleculas de glicose. Se submetido a esforço muito intenso e prolongado esse suprimento acaba forçando o musculo a metabolizar essas substancias de outra maneira, causando acumulo de acido latico. Quando o musculo contrai e relaxa tambem de forma muito constante e intensa os vasos sanguineos sao bloqueados causando uma situaçao forçada de ausencia de oxigenio. O acumulo do acido latico aumenta a pressao sobre o musculo e suas terminações nervosas o que acaba emitindo um sinal de dor para o sistema nervoso central avisando que o orgao nao pode mais ser utilizado devidamente.

Como aliviar a fadiga muscular : Massagens na regiao dolorida ajudam a espalhar o acido latico e aliviam a dor, alimentaçao equilibrada e saudavel ajuda tambem a manter os niveis de glicogenio e outras moleculas no nivel otimo ajudando na nutrição e manutenção do organismo.


Distensões : Lembram das fibras que eu falei, que sao como inumeros fiozinhos contrateis que mantem a estrutura do musculo, estes sao os responsaveis pelas chamadas distensoes musculares. Quando fazemos movimentos excessivos, excentricos ou simplesmente esticamos mais do que podiamos essas fibras, e consequentemente o musculo causamos lacerações nas mesmas que impedem o musculo de voltar a se esticar\contrair de forma normal ate que essas fibras se recomponham. Essas pequenas lacerações todas juntas podem causar danos graves ao musculo e impedir a utilização do mesmo por longos periodos de tempo, a recuperação de distensao costuma ser rapida e pode ser facilitada pelo simples fato de nao forçar ainda mais a estrutura , se houver algum tipo de inchaço devido a um dano severo gelo e remedios especificos como "gelol" podem aliviar a dor mas nao quer dizer que as fibras estao intactas novamentes e o musculo pode ser forçado novamente!

Distensoes podem ser evitadas seguindo procedimentos basicos de alongamento e utilizaçao de equipamentos pertinentes ao esporte praticado que podem ajudar evitar movimentaçao excessiva ou erronea de areas do corpo.

O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.

Bom, eu simplifiquei legal mas mesmo assim ficou longo haha. Espero que algumas pessoas leiam e gostem, aceito sugestão de temas para a proxima coluna.

Fontes: Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica
Moore, Keith - Anatomia Orientada para a Clinica

 

Fonte:

 

http://bolaosabado.blogspot.com/2009/03/curiosidade-medica-musculos-distensao-e.html

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos