Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Aprenda a assar a castanha de caju
Esta página já teve 115.785.181 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Aprenda a assar a castanha de caju

18/05/2009

COMO ASSAR CASTANHA DE CAJU



Para assar castanhas, é necessário quatros pedras, do mesmo tamanho, para serem perfiladas duas na frente e duas a trás, e com isso for uma trempi, que é uma forma de fogão, após fazer a trempi. É necessário à lenha, de preferência lenha de angico, que queima por mais tempo, e faz pouca fumaça, e depois colocar a lenha dentro da trempi, fazer o fogo. Após o fogo pronto, pegar o frande, que é uma caixa quadrada, feita de lata de ferro, e cheia de furos como uma peneira, então é só colocar as castanhas tiradas do caju, no frande e assar, o furo do frande serve, para que a castanha crua tenha um contato direto com o fogo. Pois a castanha, em contato direto com o fogo, a castanha crua solta um óleo inflamável, e com isso as castanhas pegam fogo.
E quando a castanha tiver, pegando fogo, a pessoa que tiver assando tem que mexer, com um pedaço de madeira, para que as castanhas, não assem de um lado só, e também tem que ficar atento, para que as castanhas não queimem, pois quando as castanhas estiverem douradas, já estão no ponto para serem tiradas. Para tirar as castanhas do frande, quando tiverem assadas é muito simples, é só pegar a mesma madeira, que está sendo usada para mexer, e virar o frande na areia, e para apagar o fogo das castanhas, é só jogar areia por cima.

E depois de assar a castanha, vem o processo de quebrar a castanha, para quebrar a castanha é necessário: duas pedras pequenas, uma servira de apoio para a castanha, e a outra pedra, servira para a pessoa que tiver quebrando a castanha, bata na castanha que estará apoiada, na outra pedra até que a castanha quebre. Após quebrar a castanha é só retirar, o miolo, pois só o miolo é que serve para o consumo, e depois de fazer tudo isso, as mãos de quem tiver quebrando a castanha ficara toda preta, e essa sujeira preta é muito difícil de retirar, das mãos, mas para retirar essa sujeira, é só passar o caju nas mãos que a sujeira sai.

Depois de fazer todos esses processos, de assar e quebrar a castanha, vem o melhor da festa, que é saborear, a verdadeira castanha de caju do Nordeste.

Solange Monteiro dos Santos

 

Fonte:

 

http://www.indiosonline.org.br/blogs/index.php?blog=5&p=415&more=1&c=1

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~