Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Como evitar acidentes de bicicleta
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Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Como evitar acidentes de bicicleta

21/05/2009

 

Ciclista x objeto fixo

  • Esteja atento aos galhos e placas baixas em relação à via, rampas e irregularidades do pavimento, difíceis de serem visualizados à noite.

Ciclista x pedestre

  • Movimentos imprevistos com crianças: fique atento se houver crianças brincando no seu caminho, pois, mesmo vendo a bicicleta, elas poderão atravessar repentinamente.
  • Lembre-se de que crianças pequenas não têm capacidade de avaliar a velocidade de aproximação de um veículo.
  • Em algumas áreas, é permitido circular de bicicleta nas calçadas. Se você o fizer, esteja atento para os pedestres que poderão assustar-se e se colocar à sua frente.

Quando ultrapassar pedestres ou outros ciclistas, faça-se notar por buzina ou por grito. Ultrapasse vagarosamente.

Ciclista x veículos

  • Planeje sua rota de tal forma que possa pedalar evitando vias de grande movimento, veículos pesados e nunca se segure em outros veículos; procure vias com melhores condições de piso e estacionamentos de bicicletas.
  • Ande no mesmo sentido do tráfego, nunca contra ele. Desta forma, os motoristas poderão vê-lo a uma distância suficiente que lhes permita desviar de você. Fica impossível aos motoristas evitar ciclistas que aparecem repentinamente.
  • Quando em grupo, circule um atrás do outro (nunca bicicleta ao lado de bicicleta). Para conversar, o melhor é parar a bicicleta com segurança.
  • Estando ao lado de um veículo, mantenha uma distância de aproximadamente 70cm. Caso o ciclista esteja pedalando paralelamente à guia da calçada, manter distância de 50cm.
  • Mantenha-se atento às portas de veículos que poderão abrir-se subitamente à sua frente. Você poderá prever quando a porta do carro irá abrir, observando o motorista pelo vidro traseiro do veículo ou pelo espelho lateral. Se parecer que o motorista está prestes a sair do veículo, diminua a marcha e se faça visível acionando sua buzina ou até mesmo gritando. Se tiver que desviar para evitar um acidente, não entre repentinamente no tráfego. Outro meio de prever quando uma porta vai se abrir é observar os seguintes sinais: carros parados com motor funcionando, faróis traseiros acesos, luzes de freio ou piscas funcionando.
  • Sempre que estiver circulando junto ao tráfego motorizado, fique de olho em você e nos outros. A visibilidade dos veículos de pequeno porte é bem menor do que os de grande porte. Desta forma, cabe ao ciclista tornar-se visível. Não mude de direção sem antes ter certeza de estar sendo visto.
  • Se vier da calçada, comece andando ao lado da bicicleta para depois montá-la. Se vier de uma pista própria para bicicleta, diminua a velocidade e olhe para os dois lados antes de entrar. Espere o cruzamento ficar livre de veículos e pedestres. Comece a pedalar vagarosamente, olhando para ambos os lados antes de ir adiante. Lembre-se de que você deve esperar o verde em um cruzamento com semáforo.
  • Observe pelos retrovisores e com uma leve virada de cabeça a posição e a velocidade dos outros veículos.
  • Sinalize a intenção de manobra sempre com antecedência.
  • Realize a manobra, quando não houver perigo, no menor espaço de tempo possível; se não houver condição para realizar a manobra, esperar o tempo necessário para fazê–la com segurança.
  • A mudança no sentido de direção é uma manobra que apresenta riscos. Portanto, ao fazê-la, esteja atento: não a realize em locais sem visibilidade, dentro de túneis, próximo a pontes, etc.
  • Ao fazer uma conversão, mantenha-se sempre à direita; não existindo sinalização, a preferência é sempre do outro veículo; quando existir sinalização, o ciclista deverá obedecer às regras existentes.
  • Ao fazer uma conversão ou em um cruzamento, siga os veículos à sua frente.
  • Há dois métodos para se fazer uma conversão à esquerda, em um cruzamento. Se for no tráfego pesado, ande ao lado da bicicleta através do cruzamento como se fosse pedestre. Se o tráfego for leve e sua bicicleta puder ser visualizada mais facilmente ou se você já for experiente, faça a conversão normalmente vindo do centro ou da esquerda.
  • Nunca ultrapasse um veículo pela direita porque é difícil para o motorista visualizá-lo (ponto cego).

 

Fonte:

 

http://www.bicicletaskyline.com.br/dica.php?id=2

 

 

 


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