Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Baixos níveis de testosterona associam-se à fibrilação atrial isolada em homens
Esta página já teve 115.780.382 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.699 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Baixos níveis de testosterona associam-se à fibrilação atrial isolada em homens

17/06/2009

 


Autor: Will Boggs

Baixos níveis de testosterona podem aumentar o risco de fibrilação atrial (FA) isolada em homens, de acordo com um relato na revista Clinical Cardiology.

“Como a fibrilação atrial é associada à morbidade e à mortalidade significantes, pode ser importante discriminar pessoas susceptíveis, através de determinados marcadores biológicos, tais como a proteína C reativa, o peptídeo natriurético cerebral, a endotelina-1 e, talvez, a testosterona”, declarou Dr. Jiangtao Lai da School of Medicine Zhejiang University, Hangzhou, China, ao Reuters Health.  

Dr. Lai e colaboradores analisaram se os níveis de testosterona e estradiol diferiam entre 58 homens com FA isolada e outros 58 saudáveis, pareados por idade, raça e etnia.

Os níveis médios de testosterona em homens com fibrilação atrial isolada eram significativamente inferiores do que nos controles saudáveis, relatam os pesquisadores, já os níveis médios de estradiol não diferiram de maneira significativa entre os dois grupos.

Em uma análise de regressão logística, níveis de hormônios sexuais, idade, índice de massa corpórea e pressão arterial não representaram fatores preditivos independentes de FA isolada.

“Não podemos dizer que a testosterona prevê o quadro, uma vez que este trabalho apresentou uma amostra relativamente pequena, podendo levar a resultados espúrios”, declarou Dr. Lai. “Pretendemos investigar a possível associação entre os níveis deste hormônio e o risco de fibrilação atrial isolada em uma população mais representativa, com maior rigor na elaboração dos estudos, com a realização de desenhos prospectivos, se possível.


Clin Cardiol 2009;32:43-46.

 

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~