Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Conservação de Nobuck e Camurças
Esta página já teve 114.653.747 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.775 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Conservação de Nobuck e Camurças

22/06/2009

Cuidados para a conservação de Nobuck e Camurças.

Líquidos recentemente derramados na superfície de couro podem ser removidos com um pano ou lenço de papel. Sempre limpe o couro com pano úmido da parte externa para a parte interna da mancha. Para a camurça sempre termine o processo de limpeza esfregando levemente o couro com uma escova macia. Manchas mais antigas ou secas requerem técnicas de limpeza listadas a seguir no sofá abaixo

1- Produtos à base de água incluindo água, café, leite, refrigerante e bebidas alcoólicas. Limpe a mancha com um pano úmido e limpo. Se necessário, limpe a mancha usando uma solução de sabão neutro ou uma solução de 5% de amônia em água.

2- Sangue Prepare uma solução com 25mg de sal em 200ml de água. Esfregue delicadamente com um pano e deixe o couro secar. Depois limpe a mancha com uma solução de 5% de amônia em água.

3- Suor Siga as instruções para manchas aquosas e repita o processo com uma solução de sabão neutro em água.

4- Produtos oleosos , incluindo gordura, azeite, manteiga, cremes, chocolates e óleo de motor. Seque o líquido restante com um pano ou lenço de papel. Para manchas resistentes, limpe com um produto de limpeza a seco (evite o uso de espumas secas) e depois esfregue delicadamente. Se o material for sólido ou pastoso (manteiga, chocolate, maquiagem), remova o excesso com uma espátula ou canivete. Se sinais de mancha permanecerem, limpe como explicado acima.

5- Poeira Seca Escove delicadamente. Se a sujeira permanecer, seguir o procedimento de limpeza para manchas com produtos à base de água. Em todas as situações descritas, o processo de limpeza não irá afetar a repelência ao óleo e à água do couro tratado com Scotchgard Protetor de Couros. Antes de efetuar os procedimentos de limpeza, teste a solução em um canto não visível do couro, verificando se ocorre alteração no mesmo.

Fonte:

 

http://www.pelesminuano.com.br/portugues/inicial/nobuck.asp

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos