Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Calçados esportivos: cuidados
Esta página já teve 115.707.330 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Calçados esportivos: cuidados

23/06/2009

Uma preocupação recorrente dos utilizadores de calçado desportivo é o seu cuidado e manutenção, aqui ficam alguns conselhos e informações:

Simbologia da composição do calçado:

Pela legislação Europeia todo o calçado vendido no mercado único deve possuir informação clara sobre a sua composição, pelo que foi desenvolvido um conjunto de símbolos para informar o consumidor:

Os seguintes símbolos representam as diferentes partes do calçado:

Parte superior

 

Forro e Palmilha

 

Sola

Os seguintes símbolos representam os diferentes materiais com os quais são fabricadas as partes anteriormente descritas:

Couro

 

Couro Revestido

 

Materiais Têxteis

 

Outros materiais (de origem Quimica)

Olhando para uma etiqueta de um par de sapatos o consumidor verá uma combinação de alguns do símbolos acima apresentados para descrever rápidamente os materiais que o compõem.

 

Cuidar de calçado fabricado em:

Couros e peles:

Seguir sempre as instruções fornecidas pelos fabricantes dos produtos, encontradas nas embalagens; Limpar sempre o calçado antes de aplicar qualquer produto de engraxe ou conservação; (para evitar que partículas de pó ou terra permaneçam sobre o couro e posteriormente venham arranhá-lo);Jamais coloque os sapatos na máquina de lavar ou secar, lavar com água e detergente neutro (de preferência adequado a calçado desportivo, por ex. Búfalo Sport) Escova normal (igual à que se utiliza para limpar a roupa) Hidratar Para limpeza localizada utilizar toalhetes ou espuma.

Camurça e Nobuk:

São couros permeáveis à humidade, que mancham com muita facilidade, inclusive com água. Antes do uso, os calçados devem receber uma aplicação de um Impermeabilizante para torná-los repelentes à água e aos líquidos em geral. Existem basicamente dois produtos para limpeza de camurça e Nobuk a nível doméstico disponíveis no mercado: Detergente Sólido (conhecido como Borracha para limpeza de camurça), e as Soluções Líquidas.

Detergente Sólido (Borracha): Recomendada para limpeza de pequenas áreas. Modo de Usar: Passar sobre a superfície afectada até que desapareça a mancha. Para finalizar passe uma escova de cerdas firmes.

Soluções Líquidas: Indicadas para limpeza da peça toda. CUIDADO: A aplicação deste tipo de produto somente numa determinada parte da peça pode implicar no aumento da área suja, pois estes Produtos Líquidos se espalham em contacto com a camurça ou Nobuk. Modo de Usar: Agite bem a embalagem antes de usar, aplique sobre toda a peça e esfregue com um pano branco ou uma esponja limpa até que toda a sujidade desapareça.

As Formas para o calçado

Tente ter pelo menos dois pares de sapatos desportivos para serem usados, em dias alternados. O par não usado pode ser mantido numa forma, de preferência de um tipo que permita a circulação do ar - para auxiliar a manter o seu formato. Isto permite que o suor e outra humidade sequem completamente e para ajudar a conservar o calçado confortável durante o uso.

O calçado também envelheçe:

Um par de sapatos mais justos ao pé, por exemplo, gastará mais depressa, o uso de calçado não adequado à modalidade e tipologia de pé do praticante acarretará o seu desgaste prematuro

Como Secar Calçado Encharcado:

Pequeno truque para secar mais rápidamente calçado encharcado:

Colocar papel, páginas de jornal, no interior dos sapatos (este papel é substituído caso estes não sequem à primeira tentativa), depois, colocar os sapatos na parte superior traseira de um frigorífico superior, entre a parede e a grelha, com a sola para a parede. O ar quente, a uma temperatura ideal, proveniente do aparelho é mais leve que o ar que o rodeia e tende a subir, secando os sapatos de um modo rápido e relativamente inofensivo para os materiais e tecnologias dos sapatos.

Fonte:

 

http://calcadodesportivo.com/cuidar_calcado.htm

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~