Infecto-contagiosas/Epidemias - A ANVISA reforça controle de passageiros vindos de países do Mercosul
Esta página já teve 113.961.880 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.864 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

A ANVISA reforça controle de passageiros vindos de países do Mercosul

26/06/2009

 


Viajantes que chegam da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai terão de preencher documento com informações sobre o estado de saúde. Medida facilitará acompanhamento de possíveis casos suspeitos da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou nesta segunda-feira, 22, novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Para isso, o país vai aumentar o alerta em todas as entradas do país para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus. O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, José Agenor Álvares da Silva, durante a reunião diária do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), ocorrida na sede do Ministério da Saúde. A seguir, as principais medidas anunciadas pela ANVISA:

1 – A adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os Estados Partes do Mercosul, para monitoramento de todos passageiros que chegam ao país. A declaração vai permitir um acompanhamento mais rápido dos passageiros.

2 – A apresentação do documento será obrigatória para a entrada no país. O formulário será distribuído dentro do meio de transporte e deverá ser apresentado por cada passageiro, inclusive as crianças, cujos pais serão responsáveis pelos dados.

3 – Foram impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras. O tempo médio de preenchimento do documento é de cinco minutos.

4 – As companhias aéreas serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

5 – Remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.

6 – Todas as medidas adotadas anteriormente continuam em vigor. Para ter acesso a todas as medidas de controle adotadas pela ANVISA, para controle da Influenza A (H1N1), acesse o link:

http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/120509.htm

Outras informações:
Atendimento à Imprensa

(61) 3315-3580 ou 3315-2351
jornalismo@saude.gov.br

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos