Antienvelhecimento/Longevidade - Saber viver, saber envelhecer: os pilares de um envelhecimento saudável
Esta página já teve 117.130.923 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.645 acessos diários
home | entre em contato
 

Antienvelhecimento/Longevidade

Saber viver, saber envelhecer: os pilares de um envelhecimento saudável

06/07/2009

 O Simpósio
 Histórico
 Programação
 Palestrantes
 Datas Importantes
 Inscrições
 Apresentação de Trabalhos
 Sobre a FURB
 Como Chegar
 Informações Turisticas
 Realização e Apoio
 Organização
 II Simpósio
 Fale Conosco
Você está em: FURB: III Simpósio de Geriatria e Gerontologia: Histórico
 

HISTÓRICO

O primeiro Simpósio de Geriatria e Gerontologia foi realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2006 na cidade de Blumenau, organizado pela primeira turma de pós-graduandos de Gerontologia da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Na época da realização do Simpósio éramos o terceiro curso de especialização implantado em Santa Catarina, antecedido apenas pelos da UFSC e UDESC. Seus formandos (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, advogados,  nutricionistas, dentistas, enfermeiros e pedagogos) tinham a pretensão de discutir questões de relevância com os profissionais que atuam com o idoso, pessoas que cuidam de idosos e o próprio idoso ativo.

 

No primeiro evento contamos com palestrantes convidados o médico responsável pelas políticas de saúde do idoso do Ministério da Saúde, Dr. José Luiz Telles, Dr. Moacir Costa, Dra. Guite Zimerman, a destacada educadora física paulista Maria Alice Corazza entre outros. Os temas pré-definidos foram “O Idoso Ativo”, “3a Idade em Ação”, "Impactos na Sexualidade e na Qualidade de Vida", "O Idoso, seus relacionamentos, seus grupos", além da formação de uma mesa redonda que discutirá a "Concepção Multidisciplinar do Idoso no Século XXI”.

 

Com a tema, “Um olhar multidisciplinar sobre esta sociedade envelhecente”  trouxe uma oportunidade especial para que a sociedade catarinense discuta alguns dos profundos temas que envolvem questões como políticas públicas, novos mercados de atuação, além de tratar desta delicada questão que envolve a todos e cada um, que buscamos a eterna fonte da juventude e muitas vezes nos deparamos com a velhice despreparados. Paralelamente ao evento ocorreu a I sessão cientifica. O evento foi recheado de atrações culturais tais como dança sênior realizado pelos idosos além de um inédito desfile de moda. Contamos ainda com a orquestra da escola Barão do Rio Branco.

 

Confira algumas fotos do evento:

 

 

 

 

Em 2007 na segunda edição do evento,  O II Simpósio de Geriatria e Gerontologia com tema “Vida Ativa no processo do envelhecimento: a comunicação do século XXI” aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro de 2007, nos Auditórios do Bloco J e  Auditório da Biblioteca da FURB -  todos localizados no câmpus I da FURB.

 

O evento objetivou oportunizar um espaço interdisciplinar de discussão teórico-prática e científica sobre a sociedade envelhecente e discutir perspectivas de um envelhecimento ativo do ser humano no século XXI.

 

Na programação, tivemos a presença de palestrantes ilustres tais como a Doutora Andréa Viude, Fonoaudióloga de São Paulo, a Terapeuta Ocupacional Maria Aparecida Griza, os fisioterapeutas Johny Bosse e Carolina Sicchierolli, o geriatra Doutor  Hercílio Hoepfner Junior, a doutora Vilma Beltrame e as quiropraxistas Marta Casagrande Saraiva e Joana Raupp de Santa Maria do Rio Grande do Sul.

 

Na segunda edição contamos ainda com o lançamento oficial do IBGERON – Instituto Brasileiro de Gerontologia – que nasceu de um grupo de alunos da primeira turma de Pós-graduação de Gerontologia.

 

Foi realizada ainda a segunda edição da sessão cientifica contando com mais de 30 trabalhos apresentados em forma de pôster. Uma particularidade da segunda edição foi contar com participantes dos três estados do Sul do País, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

  

Todo o sucesso do evento ainda foi regado a muita atração cultural. 

 



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos