Antienvelhecimento/Longevidade - Aproveite o III SIMPÓSIO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BLUMENAU
Esta página já teve 117.079.874 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.652 acessos diários
home | entre em contato
 

Antienvelhecimento/Longevidade

Aproveite o III SIMPÓSIO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BLUMENAU

07/07/2009
 O Simpósio
 Histórico
 Programação
 Palestrantes
 Datas Importantes
 Inscrições
 Apresentação de Trabalhos
 Sobre a FURB
 Como Chegar
 Informações Turisticas
 Realização e Apoio
 Organização
 II Simpósio
 Fale Conosco
Você está em: FURB: III Simpósio de Geriatria e Gerontologia: O Simpósio
 

O SIMPÓSIO

 

O III Simpósio de Geriatria e Gerontologia 2009 e promovido e organizado pelos alunos da Turma III de Blumenau e a Turma IV de Joinville do curso de Pós graduação em Gerontologia que será sediado na cidade de Blumenau nos dias 14 e 15 de agosto de 2009.

O crescimento da população considerada idosa tem levado a sociedade a refletir significativamente sobre o envelhecimento e seus segmentos, bem como sobre questões voltadas a intervenções que colaborem com a qualidade de vida do idoso de hoje.

O envelhecimento faz parte do processo continuo da vida. Porém, envelhecer com qualidade e ativamente está atrelado a fatores intrínsecos e extrínsecos da cultura do individuo, sendo uma destas contribuições à saúde.

O aumento da população, os investimentos na área da saúde e a conscientização sobre a qualidade de vida influenciaram diretamente a imagem do idoso, que também mudou. O idoso, antes visto como improdutivo, com baixa estima, excluído socialmente e da família, vem apresentando personalidade bastante adaptável. Em diversas situações, apesar de suas limitações em função da idade, o idoso encontra-se com outras perspectivas, tais como melhores condições físicas e mentais, disposição para participar de atividades sociais oferecidas atualmente e busca por informações atualizadas permanentemente.

Diante desta realidade o tema escolhido para o III Simpósio de Geriatria e Gerontologia é Saber viver, saber envelhecer: os pilares de um envelhecimento saudável.

À medida que o ser humano envelhece, ocorrem alterações biológicas, psicológicas e sociais, as quais são gradativas e inter-relacionadas. Todo o processo de desenvolvimento humano se dá em uma estreita relação do indivíduo consigo mesmo, com as pessoas, com as coisas e com o mundo. A maneira como lida com estas relações é que vai determinar a forma como cada indivíduo envelhece e como vive a sua velhice.

 

Cabe salientar, que em 2025 o Brasil será o 6º País com o maior numero de população idosa do mundo precisando de profissionais especializados e capacitados. Porém, parece que poucos atentaram para esta estatística e buscam profissionalização e atualização. Não é possível desprezar essa significativa fatia de mercado que representa, atualmente, 9% do total da população mundial e está crescendo cada vez mais, conforme projeções da Organização das Nações Unidas.

 

Para tanto o objetivo do evento e oportunizar ao acadêmico que anseia em trabalhar com o ser envelhecente temas voltados a área da saúde, ao profissional atualização e ao idoso sedento por informações uma oportunidade para a troca de experiências.

 

Desejo a todos um ótimo Simpósio com respeito e dignidade ao idoso!

Dra. Juliana Brandão

Coordenadora Geral do Simpósio.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos