Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Conserve o carpete
Esta página já teve 117.230.387 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.636 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Conserve o carpete

10/07/2009

COMO CONSERVAR O CARPETE

Conheça alguns cuidados não muito complicados para prolongar a vida de seu carpete, e também alguns métodos de limpeza profunda realizada por empresas especializadas. Passo a passo:

1. Mantenha sempre um capacho na porta de sua casa. Apesar de parecer uma sugestão bastante singela, pesquisas mostraram que o capacho pode reter até 70% da sujeira que entra.

2. Passe o aspirador de pó três vezes por semana e varra com vassoura piaçava uma vez por semana para manter a aparência de novo.

Como as fibras tendem a inclinar para um mesmo lado, o certo é varrê-lo no sentido inverso.

3. Para retirar manchas, seja o mais rápido possível. Para sujeiras sólidas, raspe delicadamente com uma colher ou faca sem serra. Para líquidos, pressione bem um pano seco e limpo ou papel toalha. Parta das margens para o centro da mancha. Evite esfregar, pois isto pode causar danos irreversíveis à fibra.

4. Muitas receitas caseiras recomendam limpar o carpete com um pano molhado em vinagre, mas esta prática não é recomendada pelos fabricantes.

5. Evite o uso dos produtos limpa-carpetes, pois a grande maioria deixa resíduos que podem ser acionados por um simples sapato molhado e deixar manchas.

6. Para limpar as chapas de alumínio do acabamento, utilize palha de aço seca.

7. Para limpar os cordões do rodapé, basta passar o aspirador de pó.

8. Contrariando a noção popular, mesmo os carpetes que têm uma boa manutenção, precisam de uma limpeza profunda de ano em ano. Essas limpezas prolongam a vida do carpete. Veja aqui as principais técnicas de limpeza profunda:

8.1. Lavagem por enceradeiras: era o único método usado no Brasil há tempos atrás. Escovas passam um produto de limpeza e depois a umidade é aspirada várias vezes. Tem um tempo para secagem de 24 horas. Recomendada para carpetes muitos sujos.

8.2. Sistema Extrativo: uma máquina injeta com água quente uma solução desengordurante, antimofo e solvente dentro do carpete, que suspende a sujeira que é sugada. Um secador de muita potência finaliza o trabalho.

8.3. Pó seco: lavagem a seco com pó que contém um solvente. É espalhado manualmente ou por máquinas. A sujeira e o pó são aspirados por máquinas e área fica liberada imediatamente.

8.4. Espuma seca: uma máquina especial transforma xampu em espuma antes de aplicá-lo no carpete. Recomendado para áreas não muito sujas e libera a área em cerca de duas horas. 

 

Fonte:

 

http://www.toplimpeza.com.br/dicas/conservar.html

 

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos