Infecto-contagiosas/Epidemias - ANVISA: 50% dos negativos para gripe suína são "falsos negativos" em testes rápidos
Esta página já teve 117.078.047 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.652 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

ANVISA: 50% dos negativos para gripe suína são "falsos negativos" em testes rápidos

04/08/2009

 

Diretor da Anvisa diz que 50% dos negativos para gripe suína são "falsos negativos" em testes rápidos

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília
Atual diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares disse nesta segunda-feira (3) que 50% dos resultados negativos em testes rápidos para diagnosticar a gripe suína são "falsos negativos", ou seja, são incapazes de revelar a existência da doença, caso o paciente esteja infectado.

A afirmação foi feita durante o primeiro painel nacional sobre influenza, realizado em Brasília; "[o teste rápido] Não é um exame conclusivo. Não sendo conclusivo, fica muito temeroso você afirmar que não é um caso de gripe. O teste é altamente condenável", disse. Ele se referia ao tipo de teste feito em alguns países para diagnosticar a doença. Segundo o Ministério da Saúde, os testes rápidos não são feitos no Brasil.

Questionado se houve negligência no caso da estudante brasileira Jacqueline Ruas, 15, que morreu de pneumonia durante o voo de retorno de uma viagem a Disney, o diretor da Anvisa preferiu não se posicionar se ela deveria embarcar doente ou permanecer nos Estados Unidos.

O delegado Cristian Sant'ana Lanfredi, da Delegacia do Aeroporto, solicitou uma vistoria nas bagagens da garota, onde foram encontrados diversos medicamentos, entre eles o Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe suína.

O teste que ela fez nos Estados Unidos deu negativo para a presença do vírus H1N1. A Polícia Civil informou que irá pedir à agência de viagens os exames feitos nos Estados Unidos que teriam descartado a doença, e que serão feitos exames no corpo para verificar se ela estava, ou não, com gripe suína.
 
Fonte:
 
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos