Minerais - Sais Minerais e Oligoelementos
Esta página já teve 116.650.821 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.682 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Sais Minerais e Oligoelementos

27/06/2003

 

 

          O uso de suplementos minerais tem ganho importância cada vez maior nos últimos anos, não apenas para suprir as deficiências dietéticas, e o resultado portanto da sua carência, como para otimizar as vias metabólicas em que estes minerais estão envolvidos.

 

          Os sais minerais, entretanto, são de utilização limitada para uso oral, em virtude da baixa absorção de alguns deles, e de fatores dietéticos que prejudicam ainda mais a sua absorção, como a presença de ácido oxálico, ácido fítico, e de fibras em geral. Por outro lado, um aumento na dosagem para garantir a absorção necessária, pode trazer sintomas ou efeitos colaterais indesejáveis.

 

          A utilização de quelatos com aminoácidos para administração oral de minerais, tem particular interesse em medicina interna pela alta absorção, alta tolerância e baixa toxicidade destes compostos. Os quelatos com aminoácidos são absorvidos intactos, como dipeptídeos estáveis, sem se ionizarem no processo digestivo.

 

          Na prescrição de quelatos, consideramos sempre a quantidade do mineral puro (elemento), independente da quantidade de aminoácidos presentes no quelato. Este fato traz uma dificuldade de adaptação posológica, pois é como se os minerais estivessem "diluídos" em aminoácidos. Para administrar  200 mg de Cálcio, por exemplo, administramos também 800 mg de aminoácidos. Esta é a razão de freqüentemente os esquemas posológicos apresentarem um número grande de cápsulas por tomada.

         Como alternativa para uma posologia mais simples, algumas fórmulas podem ser preparadas em envelopes ao invés de cápsulas, administrando-se o conteúdo de um envelope pela manhã, dissolvido em suco de frutas ou leite.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos