Infecto-contagiosas/Epidemias - Evolução da pandemia de gripe continua imprevisível
Esta página já teve 115.742.677 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

Evolução da pandemia de gripe continua imprevisível

08/12/2009
Evolução da pandemia de gripe continua imprevisível, diz OMS
4/12/2009
imagem transparente

Por enquanto, transmissão é maior no hemisfério norte.
96 casos resistentes aos remédios foram identificados.
 
 evolução da pandemia da nova gripe continua imprevisível, pois pode se transformar em um tipo de infecção leve ou, pelo contrário, ser mais perigosa, afirmou nesta quinta-feira (3) o diretor adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Keiji Fukuda.

Diante dos casos - ainda isolados - de mutação do vírus A (H1N1), Fukuda disse que, por enquanto, é impossível prever o que pode acontecer.

Afirmou que, em caso de mutação, "o vírus pode ser menos virulento, mas também há exemplos de vírus que começaram leves e depois se tornaram mais patógenos. Temos os dois tipos de exemplos".

O representante da OMS afirmou que os países devem continuar cooperando para combater a atual pandemia.

Revelou que, por enquanto, o organismo não tem planos para suspender ou diminuir o nível máximo de alerta sanitário que está em vigor desde junho em relação à gripe.

 

Campanha de vacinação
Fukuda disse que a transmissão do vírus é alta no hemisfério norte, mas a situação muda de acordo com o país, enquanto, no hemisfério sul, o número de casos continua em baixa.

Sobre a campanha de vacinação, disse que foram distribuídos 150 milhões de doses em cerca de 40 países, sem reações adversas inesperadas entre as pessoas imunizadas.

Em relação à porcentagem de pessoas infectadas, o especialista declarou que isso depende de diferentes fatores, como a idade.

Nesse último caso, as crianças aparecem como um grupo especialmente vulnerável, principalmente quando estão reunidas em ambientes como escolas ou creches, com taxas que podem alcançar 30%, usando como referência a gripe sazonal, disse.

Sobre os casos de resistência ao antiviral oseltamivir, Fukuda confirmou que foram verificados 96 casos no mundo, mas afirmou que este remédio continua efetivo contra a maior parte dos tipos de vírus detectados nesta pandemia. 



Fonte: EFE

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
imagem transparente


 

Fonte:

 

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=14990

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~