Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Pertinência de tratamento com estatinas
Esta página já teve 113.899.709 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.869 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Pertinência de tratamento com estatinas

17/11/2010

Estudo analisa pertinência de tratamento com estatinas


Um estudo apresentado terça-feira na reunião da American Heart Association sugere que tomar estatinas para proteger as artérias coronárias e prevenir ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) pode não ser necessário para todos, avança o site FirstWord. O investigador principal do estudo, Michael Blaha, disse que "os resultados revelam que apenas aqueles com acumulação de cálcio nas artérias têm um claro benefício da terapia com estatinas, e aqueles que são saudáveis e não têm calcificação significativa devem, juntamente com o seus médicos, focar-se em melhorias significativas no estilo de vida em vez de iniciarem precocemente um tratamento com estatinas".

Resultados de um estudo de seis anos, que incluiu cerca de 950 indivíduos saudáveis, demonstraram que 75% de todos os ataques cardíacos, AVC ou mortes relacionadas com problemas cardíacos ocorreram em 25% dos participantes que tiveram a maior acumulação de cálcio nos seus vasos sanguíneos. No entanto, os 47% dos participantes que não tinham níveis detectáveis de acumulação de cálcio foram responsáveis por apenas 5% dos eventos cardíacos relacionados à doença, sugerindo que a terapia com estatinas teria oferecido pouca protecção contra eventos cardiovasculares.

"Certamente não é o caso de que todos os adultos devem tomar (estatinas) para prevenir ataques cardíacos e AVC, pois metade têm um risco insignificante de um evento coronário súbito nos próximos cinco a 10 anos", disse Blaha.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/10711/15/Estudo-analisa-pertinencia-de-tratamento-com-estatinas.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos