Infecto-contagiosas/Epidemias - Suíça desenvolveu anticorpos humanos capazes de travar o vírus da dengue
Esta página já teve 116.602.206 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.683 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

Suíça desenvolveu anticorpos humanos capazes de travar o vírus da dengue

17/11/2010

Cientistas desenvolvem anticorpos que travam dengue


Um grupo de investigadores do Instituto de Biomedicina de Bellinzona (IBB), na Suíça, desenvolveu anticorpos humanos capazes de travar o vírus da dengue, noticia o Diário Digital.

 

“Identificámos anticorpos capazes de parar todas as variedades da dengue”, garantiu Martina Beltramello, cientista do IBB. De acordo com a cientista, a dificuldade de se produzir uma vacina prende-se com “a presença de quatro formas diferentes de vírus”.

 

As pessoas que sofrem de um primeiro contágio curam-se facilmente e desenvolvem anticorpos que as protegem no caso de uma segunda infecção com o mesmo tipo de vírus. No entanto, se uma variedade diferente provocar a segunda infecção, os anticorpos podem agir na direcção oposta, indica a cientista. “Em vez de parar a infecção, eles facilitam-na, o que pode acarretar formas hemorrágicas especialmente perigosas”, explicou Martina Beltramello.

 

Através do sangue de pessoas infectadas e curadas da dengue no Vietname, os cientistas do IBB isolaram três tipos de anticorpos e, mediante modificações genéticas, conseguiram neutralizar os seus possíveis efeitos negativos.

 

“Os testes efectuados em ratos demonstraram que os anticorpos podem travar a infecção, mesmo se aplicados 48 horas depois do contágio”, afirmou a cientista.

 

A dengue, que se transmite através da picada de um mosquito, é uma doença febril presente em África, América do Sul, Ásia e Austrália.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/10703/15/Cientistas-desenvolvem-anticorpos-que-travam-dengue.html

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos