Psiquiatria e Psicologia -
Esta página já teve 133.087.080 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Psiquiatria e Psicologia

Nova geração de hipocondríacos na Internet

08/12/2010

 

Um estudo realizado pela Microsoft, e citado pelo Expresso, mostra que a diversidade de informações sobre saúde disponíveis na web está a criar uma geração de internautas hipocondríacos. Em Portugal, um estudo realizado pela Comissão Europeia revelou que a saúde é o tema mais pesquisado pelos internautas nacionais.

Se por um lado a Internet é uma ferramenta útil para pesquisa em caso de doença, por outro lado o excesso de informação está a criar uma vaga de hipocondríacos cibernéticos, alerta a Microsoft, que elaborou uma estudo sobre as buscas dos internautas na temática da saúde.

O auto-diagnóstico é um dos maiores perigos da informação disponível na web. A equipa da Microsoft analisou os hábitos de pesquisa de mais de um milhão de internautas e entrevistou mais de 500 pessoas, concluindo que na maioria dos casos as buscas sobre saúde aumentam os medos dos usuários.

Por exemplo, uma dor de cabeça pode transformar-se no medo de um tumor.

Entre os 1 milhão de internautas analisados, 250 mil faziam pesquisas regulares sobre saúde. Por isso mesmo, o serviço nacional de saúde britânico decidiu lançar o alerta: "A Internet pode ser um instrumento útil para obter mais informação, mas nunca deve substituir uma conversa com um especialista".

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/723/537/Nova-geracao-de-hipocondriacos-na-Internet.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos