Medicina Esportiva/Atividade Física - Alongamento domiciliar
Esta página já teve 115.773.480 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

Alongamento domiciliar

18/01/2011

Estique o corpo

O fato é que exercícios de alongamento possuem inúmeros benefícios, como ampliar o relaxamento físico e mental, promover a consciência do próprio corpo, reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos) e o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento da irrigação sangüínea local. Além disso, pode ajudar a diminuir a irritabilidade (estresse) e a ansiedade, as dores em articulações e músculos, bem como acelerar a cicatrização óssea após fraturas. Se você for sedentário, não será tão fácil alongar no começo, pois sentirá dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e do condicionamento físico, desde que respeitem sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. A seguir veja alguns exercícios simples que podem ajudá-lo a aumentar sua flexibilidade. Até a próxima!

Em pé

- Segure um dos pés de encontro aos glúteos, alongando a parte anterior da coxa. Troque o lado.
- Com as pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão. Isso alongará a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
- Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas. Em seguida, passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
- Você também deve alongar o pescoço, puxando-o para um lado e depois para o outro, alongando o trapézio (músculo do pescoço).
- Continue o alongamento, entrelaçando os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Dessa forma, você irá alongar a cervical.
Para completar, gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.
- Eleve um braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. Troque o lado.
- Estenda um braço à frente com a palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para cima. Com a outra mão, puxe os dedos para trás, alongando o antebraço e o bíceps (músculo do muque). Troque o lado.

Agora deitado

- Vire de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo. Troque o lado. 
- Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna. Esses são apenas alguns exercícios de alongamento que você pode fazer sem grandes dificuldades. Mas em todos eles, o importante é relaxar o músculo, sustentando cada posição por 20 a 30 segundos. É fundamental também não segurar a respiração, mantendose respirando de forma lenta e controlada.

 

Fonte:

http://www.torrentonline.com.br/default.asp#

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~