alergia - Alergia a frutos do mar não é causada por iodo
Esta página já teve 110.796.548 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.762 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Alergia a frutos do mar não é causada por iodo

09/02/2011
Alergia a frutos do mar não é causada por iodo, mostram estudos

Alergias a frutos do mar representam a forma mais comum de alergia alimentar em adultos, afetando de 2 a 3% dos norteamericanos. Porém, há vários mitos a respeito dessa condição. A inverdade mais comum pode ser a de que alergias a moluscos em particular, que representam a maioria das alergias a frutos do mar, seriam causadas por uma intolerância ao seu conteúdo de iodo. Como resultado, muitos pacientes que aparecem em hospitais para realizar exames de tomografia computadorizada e outros procedimentos de imagens de raios-X que envolvem agentes de contraste contendo iodo, temem graves reações alérgicas.

Segundo alguns estudos, essa ideia é um mito: as alergias são causadas por proteínas nos animais, e não por seu conteúdo de iodo. Todavia, pesquisadores descobriram que o mito persiste, ao menos em parte, porque os médicos ajudam a propagá-lo.

Um estudo afirmou que a crença era tão comum que cerca de 70% dos radiologistas e cardiologistas entrevistados afirmaram perguntar regularmente aos pacientes se eles haviam tido alergias a frutos do mar antes de administrar agentes de contraste para procedimentos, e 40% disseram que não os administrariam a pacientes que respondessem positivamente.

Na realidade, o risco geral de uma reação adversa a agentes de contraste varia de 0,2 a 17% (dependendo de diversos fatores), as reações graves sendo extremamente raras. Porém, estudos mostram que uma alergia de qualquer tipo, seja uma asma ou uma alergia a moluscos ou outro alimento, eleva o risco pela mesma quantidade. No fim, não mais do que 15% dos pacientes com alergia a frutos do mar sofreram reações.

Fonte: Folha Online e The New York Times

 

Fonte:

 

http://www.imaginologia.com.br/noticias-radiologia.asp

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos