Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Consumo diário de refrigerante diet aumenta risco de derrame e ataque cardíaco
Esta página já teve 115.675.044 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.707 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Consumo diário de refrigerante diet aumenta risco de derrame e ataque cardíaco

10/02/2011

Pesquisa também revela que ingestão elevada de sal aumenta risco de AVC mesmo em pacientes sem pressão alta

Beber refrigerante diet diariamente está associado a maior risco de derrame, ataque cardíaco e mortes relacionadas a eventos vasculares, de acordo com pesquisadores da University of Miami Miller School of Medicine, nos Estados Unidos.

Em um estudo envolvendo 2.564 pessoas, cientistas descobriram que pessoas que beberam refrigerante diet diariamente apresentaram um risco 61% maior de eventos cardiovasculares do que aqueles que relataram não beber refrigerante.

"Se nossos resultados forem confirmados em estudos futuros, então poderemos sugerir que o refrigerante diet pode não ser o substituto ideal de bebidas adoçadas com açúcar para a proteção contra os resultados vascular", disse a autora do estudo, Hannah Gardener.

Em uma pesquisa paralela com 2.657 participantes, cientistas descobriram que a ingestão elevada de sal, independente de causar da hipertensão, foi associada a um risco significativamente maior de acidente vascular cerebral isquêmico.

No estudo, as pessoas que consumiram mais de 4 mil miligramas de sódio por dia tinham mais que o dobro do risco de AVC em comparação com aqueles que consomem menos de 1.500 mg por dia.

Metodologia

No início de ambos os estudos, os investigadores avaliaram a dieta por um questionário de frequência alimentar.

No levantamento sobre o consumo de refrigerantes, os pesquisadores pediram aos voluntários para informar no início quanto e que tipo de refrigerante eles bebiam.

Com base nos dados, os participantes foram agrupados em sete categorias de consumo: nenhum refrigerante (o que significa menos de um refrigerante de qualquer tipo por mês); consumo moderado de refrigerante regular, consumo diário de refrigerante regular, consumo moderado de refrigerante diet; consumo diário de refrigerante diet e dois grupos de pessoas que consumiam os dois tipos: consumo moderado de refrigerante diet e regular e consumo diário de refrigerante regular e diet.

Durante um seguimento médio de 9,3 anos, 559 eventos vasculares ocorreram (incluindo acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico).

Os pesquisadores consideraram a idade dos participantes, sexo, raça ou etnia, tabagismo, exercício físico, consumo de álcool e ingestão calórica diária. E mesmo depois que os pesquisadores também consideraram histórico de síndrome metabólica, doença vascular periférica e doença cardíaca entre os participantes, o risco elevado persistiu a uma taxa de 48 % maior.

Na pesquisa de sódio, 187 acidentes vasculares cerebrais isquêmicos foram relatados durante 9,7 anos de seguimento. O risco de derrame, independentemente da hipertensão, aumentou em 16 % para cada 500 mg de sódio consumido por dia.

Esses números incluíram ajustes para idade, sexo, raça, educação, consumo de álcool, exercícios, ingestão calórica diária, tabagismo, diabetes, colesterol alto, pressão alta e doença cardíaca prévia.

"A mensagem da pesquisa é que a ingestão elevada de sódio é um fator de risco para acidente vascular cerebral isquêmico em pessoas com hipertensão, bem como entre os sem hipertensão arterial, ressaltando a importância de limitar o consumo de alimentos com alto teor de sódio para a prevenção do AVC", disse o Gardener.

Fonte: Isaude.ne
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~