Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação - Peptídeos fluorescentes tornam nervos periféricos visíveis durante cirurgia
Esta página já teve 115.933.478 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.696 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Peptídeos fluorescentes tornam nervos periféricos visíveis durante cirurgia

10/02/2011

Abordagem evita danos acidentais em cirurgias, que podem ter consequências graves, como dores crônicas e paralisia permanente

Foto: University of California/San Diego
"Cirurgiões precisam de um mapa em tempo real, mostrando onde os nervos estão realmente localizados e não um diagrama estático", diz Roger Tsien, co-autor do estudo

Peptídeos fluorescentes injetáveis permitem que nervos periféricos de difícil visualização brilhem durante a cirurgia. Abordagem, desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos, alerta cirurgiões para o local antes mesmo de os nervos serem encontrados, evitando danos acidentais que podem ter consequências graves, de dores crônicas até a paralisia permanente.

"A preservação dos nervos é importante em quase todo o tipo de cirurgia, mas pode ser um desafio", afirmou a autora correspondente do estudo, Quyen T. Nguyen. "Por exemplo, se os nervos são invadidos por um tumor. Ou, se a cirurgia é necessária no contexto de trauma ou infecção, os nervos afetados não podem ser vistos como são normalmente, ou sua localização pode ser distorcida."

Rotulagem de fluorescência

Nguyen e seus colegas desenvolveram e injetaram um peptídeo etiquetado sistêmico e fluorescente em camundongos.

O peptídeo preferencialmente se liga ao tecido nervoso periférico, criando um contraste distinto dos tecidos adjacentes não-nervosos.

O efeito ocorre dentro de duas horas e dura de seis a oito horas, sem nenhum efeito observável sobre a atividade dos nervos fluorescentes ou o comportamento dos animais.

"É claro que ainda temos de testar o peptídeo em pacientes, mas nós mostramos que a sonda fluorescente também rótula nervos em amostras de tecido humano", disse Nguyen. Curiosamente, a rotulagem de fluorescência ocorre mesmo nos nervos que foram danificados ou rompidos, desde que mantenham um suprimento de sangue. A descoberta sugere que rotulagem de fluorescência pode ser uma ferramenta útil em futuras cirurgias para reparar os nervos lesados.

Atualmente, a capacidade de evitar danos acidentais dos nervos durante a cirurgia depende basicamente da habilidade do cirurgião e monitorização eletromiográfica.

Esta técnica utiliza eletrodos estimuladores para identificar os nervos motores, mas não os nervos sensoriais, como o feixe neurovascular ao redor da próstata, danos que podem levar à incontinência urinária e disfunção erétil após a cirurgia de próstata.

O novo estudo complementa o trabalho anterior realizado por Nguyen e o co-autor Roger Tsien. Em 2010, eles publicaram artigos descrevendo o uso de sondas fluorescentes para marcar as células cancerosas em ratos. O objetivo final do seu trabalho é ajudar os cirurgiões a identificar e remover todos os tecidos malignos iluminando as células cancerosas, reduzindo assim a chance de reincidência e melhorando os índices de sobrevida do paciente.

"A analogia que eu uso é que, quando os trabalhadores da construção estão escavando, eles precisam de um mapa mostrando onde os cabos elétricos subterrâneos existentes estão enterrados, e não apenas planos antigos de precisão questionável", disse Tsien. "Da mesma forma, quando os cirurgiões estão tirando os tumores, eles precisam de um mapa em tempo real, mostrando onde os nervos estão realmente localizados e não apenas um diagrama estático de onde eles geralmente se encontram na maioria dos pacientes."

Os investigadores continuam a refinar suas sondas em modelos animais e se preparam para dar início a testes clínicos em humanos.

Fonte: Isaude.net
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~