Genética/Clonagem/Terapia gênica - Cientistas identificam genes ligados ao nascimento prematuro
Esta página já teve 110.986.855 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.774 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Cientistas identificam genes ligados ao nascimento prematuro

23/05/2011
      (27/04/2011)

O problema afeta uma em cada oito crianças e coloca em risco não só a vida do bebê, mas também a da mãe

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e escandinavos identificou que o nascimento de bebês prematuros pode estar relacionado à genética.

Os cientistas partiram de uma premissa: o ser humano teve pouco tempo para se adaptar a processos evolutivos que podem dificultar o parto, a exemplo do aumento do crânio para acomodar um cérebro maior e o estreitamento da bacia pélvica para facilitar o andar sobre dois pés. Os pesquisadores presumiram que os genes estariam envolvidos no processo evolutivo que resulta na diminuição do tempo de gestação e do tamanho do feto, já que um bebê menor e mais novo causa menos problemas ao nascer.

A partir dessa hipótese, os cientistas identificaram 150 genes que passaram por um processo de evolução acelerada na espécie humana. Compararam então as diferenças desses genes em duas populações na Finlândia: 165 mulheres que tiveram parto prematuro e 163 que deram à luz no tempo esperado.
Identificaram assim variações no gene responsável pela produção do receptor do hormônio folículo-estimulante (FSHR, na sigla em inglês). Depois, confirmaram a presença das mesmas variações associadas à prematuridade em norte-americanas afrodescendentes.

Para os pesquisadores, as evidências sugerem que o parto tenha mudado ao longo dos tempos, em resposta a outras adaptações exclusivamente humanas. Portanto, a abordagem evolutiva genética deve ser aplicável e deve também ajudar outros pesquisadores a estudar o nascimento prematuro.

Fonte: PLoS Genetics - 14 de abril de 2011



Fonte:

 

http://www.cib.org.br/em_dia.php?id=1345

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos