Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Análise da condição periodontal e da necessidade de tratamento em pacientes cardiopatas
Esta página já teve 114.080.985 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.852 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Análise da condição periodontal e da necessidade de tratamento em pacientes cardiopatas

11/07/2011
Gymenna Maria Tenório Guênes, Gyselle Tenório Guênes, Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, Darlene Cristina Ramos Eloy Dantas, Patrícia Meira Bento, Ruthinéia Diógenes Alves Uchoa Lins, Alessandro Leite Cavalcanti

Resumo


Objetivo: avaliar a condição periodontal e a necessidade de tratamento em pacientes cardiopatas assistidos no Centro Hospitalar João XXIII em Campina Grande, estado da Paraíba.
Métodos: o estudo utilizou uma amostra indutiva não probabilística, composta por 100 pacientes cardiopatas de ambos os gêneros, com idade superior a quarenta anos. Os instrumentos de pesquisa consistiram de um questionário e uma ficha clínica para registro do Índice de Necessidade de Tratamento Periodontal Comunitário da Organização Mundial da Saúde. Foram coletadas informações sociodemográficas, tipo de cardiopatia, presença de patologias sistêmicas e relativas à higiene bucal. O exame periodontal foi realizado sob adequada iluminação, por um único examinador previamente calibrado. Os dados foram organizados com o auxílio do Epi-Info 3.3.2 e apresentados por meio da estatística descritiva.
Resultados: a maioria dos pacientes era do sexo masculino (53%), estado civil casado (74%), sem instrução formal (35%) e possuía entre 51 a 60 anos (32%). Verificou-se que 34% dos pacientes relatavam já ter sofrido infarto do miocárdio, enquanto 42,9% afirmaram ser hipertensos. Um percentual de 69% da amostra afirmou ter ido ao cirurgião-dentista pela última vez há mais de dois anos. Bolsa periodontal maior que 3,5 mm foi diagnosticada em 34,3% da amostra e 53,1% dos sextantes apresentavam cálculos dentários.
Conclusões: a ocorrência de alterações clínicas sugestivas de doença periodontal avançada foi elevada nos pacientes cardiopatas estudados.


 

Fonte:

 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7748

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos