alergia - Fenotipagem da flutuação com base na fração diária de óxido nítrico exalado em crianças asmáticas
Esta página já teve 115.694.904 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.705 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Fenotipagem da flutuação com base na fração diária de óxido nítrico exalado em crianças asmáticas

04/08/2011
The Journal of Allergy and Clinical Immunology
Volume 128, Issue 2 , páginas 293-300, ago 2011
     
  • Georgette Stern , MSc ,

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria, Hospital Universitário de Berna, Berna, Suíça
  • Johan de Jongste , MD ,

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria, Divisão de Medicina Respiratória Pediátrica, Erasmus University Medical Center, Rotterdam, Holanda
  • Ralf van der Valk

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria, Divisão de Medicina Respiratória Pediátrica, Erasmus University Medical Center, Rotterdam, Holanda
    ,
  • Eugenio Baraldi , MD ,

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria da Universidade de Pádua, Pádua, Itália
  • Silvia Carraro , MD ,

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria da Universidade de Pádua, Pádua, Itália
  • Cindy Thamrin , PhD ,

      Afiliações

    • Departamento de Pediatria, Hospital Universitário de Berna, Berna, Suíça
  • Urs Frey , MD, PhD

      Afiliações

    • Hospital Universitário para a Infância (UKBB), Universidade de Basel, Basel, Suíça
    • Informação sobre o autor correspondenteReprint pedidos: Urs Frey, MD, PhD, University Hospital para a Infância (UKBB), PO Box Spitalstrasse 33, CH-4031 Basel, Suíça.

Recebido 06 de agosto de 2010 ; recebeu em forma de revista 01 de março de 2011 , aceito 08 de março de 2011. publicado on-line 14 de abril de 2011.

Fundo

Fração de óxido nítrico exalado (F eno ), um marcador de inflamação das vias aéreas, foi proposto para ser útil para o manejo da asma, mas as conclusões são inconsistentes. Isso pode ser devido à falha de estatísticas significam para caracterizar a variabilidade individual na F eno valores, que é, possivelmente, um melhor indicador de controle da asma do que as medidas individuais.

Objetivo

Nós caracterizada flutuações fractal no dia a dia F eno valores ao longo do tempo ea relação entre F eno valores e escores de sintomas. Nós investigamos se estes estão associados com a gravidade da asma, controle e risco de exacerbação.

Métodos

Diária F eno valores e escores de sintomas mais 192 dias em 41 crianças asmáticas atópicas da Asma estudo Respiratória na Infância Monitoramento Inflamatória Estado foram analisadas. Dois métodos de análise de séries temporais foram utilizados: análise de flutuação retificada para quantificar padrões fractais em flutuações no dia a dia F eno valores (valor α) e de correlação cruzada para quantificar a força da relação entre a diária F eno valores e escores de sintomas. As associações de valores de α e de correlação cruzada com marcadores de gravidade da asma e controle foram avaliados por meio de análise de regressão.

Resultados

Flutuações diárias na F eno valores exibiram fractal do tipo correlações de longo alcance. Aqueles indivíduos que recebem doses mais elevadas de corticosteróides inalados no início do estudo tinham um valor significativamente menor α, correspondendo a flutuações aleatórias em mais F eno valores naqueles com maior necessidade corticosteróide inalado. A correlação cruzada entre F eno valores e escores de sintomas foi significativamente maior nos indivíduos que tiveram exacerbações.

Conclusões

Flutuação na F eno valores e sua correlação cruzada para escores de sintomas contém informações sobre a gravidade da asma e controle. Métodos que quantificam a complexidade da asma ao longo do tempo pode auxiliar na identificação de indivíduos asmáticos com concordância entre inflamação eosinofílica e sintomas e risco de exacerbação, portanto, aumentado.

Palavras-chave:  óxido nítrico exalado , inflamação das vias aéreas , controle da asma , crianças , análise de séries temporais , análise de flutuação retificada , análise de correlação cruzada , fractal

Abreviaturas utilizadas:  CARISMA , Childhood Asthma Respiratory Monitoring estado inflamatório , DFA , análise de flutuação Destendenciada , F eno , Fração de óxido nítrico exalado , GINA , Global Initiative for Asthma , ICS , corticosteróide inalado

 

Fonte:

 

http://www.jacionline.org/article/S0091-6749(11)00428-3/abstract

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~