Drogas/Vício - Conceito psicológico de otimismo e uso de drogas entre estudantes de enfermagem
Esta página já teve 115.724.360 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Conceito psicológico de otimismo e uso de drogas entre estudantes de enfermagem

26/08/2011

Acta Paulista de Enfermagem

Resumo

SOARES, Marcos Hirata et al. Conceito psicológico de otimismo e uso de drogas entre estudantes de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 393-399. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000300014.

OBJETIVO: Descrever o consumo de substâncias psicoativas entre alunos de graduação em Enfermagem e residentes em Enfermagem e verificar a correlação deste com a percepção de otimismo. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional abrangendo 229 sujeitos, sendo184 alunos de graduação e 45 da modalidade residência em Enfermagem de uma universidade pública do Paraná, no ano de 2010. Os Testes de Orientação de Vida e o de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras Substâncias foram aplicados e utilizada a análise estatística descritiva, assim como os testes de correlação de Spearman e o de Kruskal Wallis. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças estatísticas significantes para o consumo de tabaco e sedativos entre as diferentes séries. Houve correlação negativa fraca no uso de sedativos, e otimismo. O consumo indevido foi encontrado para álcool, tabaco, maconha e sedativos. CONCLUSÕES: Novos estudos devem ser realizados para se compreender os motivos do aumento gradativo do uso de tabaco nas séries, a queda drástica do uso de tabaco e os sedativos no Curso de Residência em Enfermagem e a correlação entre uso de sedativos e otimismo, como forma de prevenir os agravos e promover a saúde mental nos estudantes.

Palavras-chave : Estudantes de enfermagem; Internato não médico; Instituições de ensino superior; Detecção do abuso de substâncias.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~