Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Nova técnica diagnostica defeitos cardíacos congênitos em crianças
Esta página já teve 113.925.289 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.868 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Nova técnica diagnostica defeitos cardíacos congênitos em crianças

28/06/2003
da Reuters, em Londres

Cientistas britânicos anunciaram hoje o desenvolvimento de uma nova técnica para diagnosticar e tratar crianças nascidas com defeitos cardíacos.

Chamado de XMR, o método combina imagens de ressonância magnética e raio-X para ajudar a tratar o problema, que afeta cerca de 25 mil bebês anualmente somente nos Estados Unidos.

"O novo sistema XRM fornece imagens tridimensionais, uma forma de medir o fluxo sanguíneo e dizer como o coração está batendo --informações clínicas extremamente úteis que ajudam a tratar pacientes com mais precisão e eficiência", disse Reza Razavi, do Hospital Guy & St Thomas, em Londres.

Razavi é um dos integrantes da equipe que desenvolveu e testou o novo método em 12 crianças com defeitos cardíacos congênitos.

Para diagnosticar e tratar crianças com o problema, médicos usam uma técnica chamada cateterismo cardíaco, que envolve a inserção de um cateter, ou tubo, em uma artéria ou veia no pescoço ou na perna e sua condução até o coração. "No momento, apenas os raios-X são usados para guiar os cateteres para o coração. Os médicos conseguem ter uma idéia razoável da posição do cateter, mas têm pouca idéia sobre a forma da superfície interna do coração onde podem colocar o cateter ou outro dispositivo", explicou outro membro da equipe, Derek Hill.

A nova técnica dá aos médicos uma imagem tridimensional do coração e mostra como o sangue é bombeado.

Embora o raio-X e a ressonância magnética sejam usados juntos, os cientistas acreditam que a nova tecnologia e o conhecimento vão permitir o uso da ressonância magnética sem a radiação, que pode causar efeitos colaterais.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos